???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8118
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Agregadores de notícias como elementos da indústria criativa: a apropriação de lógicas do jornalismo ubíquo como inovação 
Autor(es): Padilha, Gabrielli Leiria
Primeiro Orientador: Belochio, Vivian de Carvalho
1° Membro da banca: Baccin, Alciane Nolibos
2° Membro da banca: Klein, Eloísa Joseane da Cunha
Resumo: Este trabalho tem como objetivo projetar um modelo atualizado de protótipo de um aplicativo agregador de notícias, a partir das apropriações das características do jornalismo ubíquo na Indústria Criativa Contemporânea. Parte-se do seguinte questionamento: como o jornalismo se apropria da ubiquidade a seu favor, na conjuntura da indústria criativa contemporânea a partir dos aplicativos agregadores de notícias? Entende-se que os aplicativos agregadores de notícias podem ser uma alternativa interessante para o acesso aos conteúdos jornalísticos. Tratam-se de elementos da indústria criativa contemporânea vinculados a práticas inovadoras de jornalismo que abrem a possibilidade de, através de sua interface, se dispor de produções de diversos veículos noticiosos, a partir da agregação e da curadoria jornalística. Sendo aplicativos nativos para smartphones, estes podem usufruir dos recursos disponíveis nos dispositivos móveis e tecnologias sem fio. Para que se compreenda melhor como isso ocorre, observou-se, neste trabalho, o aplicativo móvel Google News e o protótipo OPA!. A finalidade foi contribuir com a reflexão sobre como os produtos de jornalismo ubíquo se apropriam e exploram as potencialidades e especificidades dos dispositivos móveis para desenvolver o jornalismo como inovação na indústria criativa contemporânea. A investigação foi norteada, sobremaneira, pela experimentação de um protótipo de aplicativo agregador de notícias realizado durante o Programa de Pós Graduação em Comunicação e Indústria Criativa. Metodologicamente, seguiu-se observação exploratória sistemática, conforme Gil (2008), em duas etapas: a análise do aplicativo agregador do Google News e a descrição e análise da experimentação realizada por meio do aplicativo. A análise do aplicativo Google News, com foco na identificação e análise dos seus elementos de jornalismo ubíquo. Após isso, apresenta-se o relato de experimentação realizada através da criação do protótipo do aplicativo agregador Opa!, vivenciado pela autora deste trabalho, que julga-se ser importante para o cumprimento do objetivo geral desta dissertação. Dessa, forma, conclui-se que há muitos recursos e possibilidades a serem exploradas nos produtos de jornalismo ubíquo a partir da apropriação dos recursos tecnológicos aplicados juntamente com as características da ubiquidade no contexto da indústria criativa contemporânea, sendo os aplicativos agregadores de notícias vetores para potencializar tal prática.
Resumen: Este trabajo tiene como objetivo diseñar un modelo prototipo actualizado de una aplicación agregadora de noticias, a partir de las apropiaciones de las características del periodismo ubicuo en la Industria Creativa Contemporánea. Parte de la siguiente pregunta: ¿cómo se apropia el periodismo de la ubicuidad a su favor, en el contexto de la industria creativa contemporánea basada en aplicaciones agregadoras de noticias? Se entiende que las aplicaciones de agregadores de noticias pueden ser una alternativa interesante para acceder a contenidos periodísticos. Son elementos de la industria creativa contemporánea vinculados a prácticas periodísticas innovadoras que abren la posibilidad, a través de su interfaz, de contar con producciones de diferentes vehículos informativos, a partir de la agregación y curaduría periodística. Al ser aplicaciones nativas para smartphones, pueden aprovechar los recursos disponibles en dispositivos móviles y tecnologías inalámbricas. Para comprender mejor cómo ocurre esto, en este trabajo se observó la aplicación móvil Google News y el prototipo OPA!. El propósito fue contribuir a la reflexión sobre cómo los productos periodísticos ubicuos se apropian y exploran el potencial y las especificidades de los dispositivos móviles para desarrollar el periodismo como una innovación en la industria creativa contemporánea. La investigación estuvo guiada principalmente por la experimentación de una aplicación prototipo de agregador de noticias realizada durante el Programa de Posgrado en Comunicación e Industria Creativa. Metodológicamente se siguió la observación exploratoria sistemática, según Gil (2008), en dos etapas: el análisis de la aplicación agregadora de Google News y la descripción y análisis de la experimentación realizada a través de la aplicación. El análisis de la aplicación Google News, centrándose en la identificación y análisis de sus elementos periodísticos ubicuos. Luego se presenta el informe de la experimentación realizada a través de la creación del prototipo de la aplicación agregadora Opa!, experimentada por el autor de este trabajo, la cual se considera importante para el cumplimiento del objetivo general de esta disertación. De esta forma, se concluye que existen muchos recursos y posibilidades por explorar en los productos del periodismo ubicuo a partir de la apropiación de los recursos tecnológicos aplicados junto a las características de la ubicuidad en el contexto de la industria creativa contemporánea, siendo las aplicaciones de agregadores de noticias vectores de potenciar esta práctica.
metadata.dc.subject: Jornalismo eletrônico
Comunicação de massa e tecnologia
Mídia digital
Jornalismo
Aplicativos móveis
Periodismo electrónico
Comunicación de masas y tecnología
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
metadata.dc.identifier.citation: PADILHA, Gabrielli Leiria. Agregadores de notícias como elementos da indústria criativa: a apropriação de lógicas do jornalismo ubíquo como inovação. 2023. 98 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8118
metadata.dc.date.issued: 10-Feb-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Gabrielli Leiria Padilha 2023.pdf4.54 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???