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dc.contributor.advisor1Gritti, Silvana Maria-
dc.creatorChaves, Gabriela de Moraes-
dc.date.accessioned2023-03-23T17:34:02Z-
dc.date.available2023-03-23-
dc.date.available2023-03-23T17:34:02Z-
dc.date.issued2022-11-10-
dc.identifier.citationCHAVES, Gabriela de Moraes. Letramento da escola do campo: desafios da BNCC. 77 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8088-
dc.description.abstractThis critical-reflective report analyzes the school of the field that emerges in the pandemic universe and the possibilities of lyrics about textual genres. It is a necessary project considering the specificities of Field Education with regard to technology. The theoretical reference is based mainly on the Operational Guidelines for Basic Education in the Field Schools and the BNCC itself. The methodological approach is based on the qualitative research model of bibliographic and documentary knowledge, and characterized as a case study following the methodological precepts of research-action. The research was built in the school where the teacher teaches in the municipality of Dom Pedrito-RS during the pandemic caused by the Covid-19 seeking to improve the teaching and learning process of its students, and highlighting the possibilities and impossibilities of developing a curricular matrix by which the Field Education not taken into account with its specifications. We tried to understand the possibilities of literacies in the rural school and create strategies so that the rural student does not feel excluded by the BNCC and could have access to develop different types of literacies. For the development of this research, it was made a field diary so that it could understand the changes that occurred during the years 2019 to 2022 during the pandemic in a field school and the governmental impositions during this period. In addition to the diary, we use letters exchanged between the Portuguese language teachers of the school and notes made of the conversations that we had to exchange impressions on the BNCC, pandemic context, Municipal Curricular Matrix, anguishes and joys of this period. As the final product of the research, a list of possible textual genres will be constructed to be developed in the field school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagenspt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectCartas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectLanguagespt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectCommon National Curriculum Base - BNCCpt_BR
dc.subjectCountry Educationpt_BR
dc.subjectPedagogical Letterspt_BR
dc.titleLetramento da escola do campo: desafios da BNCCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Gritti, Silvana Maria-
dc.contributor.referee2Rosa, Emiliana Faria-
dc.contributor.referee3Gritti, Isabel Rosa-
dc.contributor.referee4Selbach, Paula Trindade da Silva-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente relatório crítico-reflexivo analisa a escola do campo que emerge no/do universo pandêmico e as possibilidades de letramentos acerca dos gêneros textuais. Trata-se de um projeto necessário considerando as especificidades da Educação do Campo no que se diz respeito à tecnologia. O referencial teórico encontra-se embasado principalmente nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo e na própria BNCC. A abordagem metodológica baseia-se no modelo de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, e caracterizado como um estudo de caso seguindo os preceitos metodológicos da pesquisa-ação. A pesquisa foi construída na escola onde a mestranda leciona no interior do município de Dom Pedrito-RS durante a pandemia causada pelo Covid-19 buscando melhorar o processo de ensino e aprendizado dos seus alunos, e evidenciando as possibilidades e impossibilidades de desenvolver uma matriz curricular pela qual a Educação do Campo não levada em conta com as suas especificidades. Procuramos entender as possibilidades de letramentos na escola do campo e criando estratégias para que o aluno do campo não se sinta excluído pela BNCC e pudesse ter acesso a desenvolver diversos tipos de letramento. Para o desenvolvimento desta pesquisa, se fez diário de campo para que conseguisse entender as mudanças ocorridas durante os anos de 2019 a 2022 durante a pandemia em uma escola do campo e as imposições governamentais durante este período. Além do diário, utiliza-se cartas trocadas entre as professoras de língua portuguesa da escola e as anotações feitas das conversas que se teve para trocar impressões sobre a BNCC, contexto pandêmico, Matriz Municipal Curricular, angústias e alegrias deste período. Como produto final da pesquisa, foi construída uma listagem de gêneros textuais possíveis de serem desenvolvidos na escola do campo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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GABRIELA DE MORAES CHAVES.pdfGabriela de Moraes Chaves 20221.13 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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