Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8076
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título : | Combo cultural: desafios e potencialidades dos games na educação básica |
Autor(es): | Castro, Lígia Estronioli de |
Primeiro Orientador: | Parzianello, Geder Luis |
1° Membro da banca: | Queiroz, Darlene C. G. de |
2° Membro da banca: | Martins, Sidney Pires |
Resumo: | Este trabalho reúne a trajetória de uma investigação que objetivou identificar desafios e possibilidades da aplicação de jogos digitais para a abordagem da temática indígena na rede de ensino estadual paulista. As informações tratadas têm por base trabalhos já publicados sobre os games "Jeriguigi e o Jaguar na terra dos bororos", “Huni Kuin: Os Caminhos da Jiboia” e “Sambaquis: Uma História antes do Brasil” e propõe orientar o desenvolvimento destes recursos a outros educadores em contextos educativos. Ciente das representações estereotipadas, historicamente construídas e naturalizadas que envolvem estes povos nativos, a presente pesquisa surgiu como possibilidade de romper as visões equivocadas e a desinformação acerca dos povos indígenas com o intuito de valorizar a diversidade étnica e cultural existente no território brasileiro, potencializando o diálogo intercultural e construindo relações raciais mais saudáveis. |
Resumen : | This work brings together the trajectory of an investigation that aimed to identify challenges and possibilities for the application of digital games to approach the indigenous theme in the São Paulo state education network. The information treated is based on works already published on the games "Jeriguigi e o Jaguar na terra dos bororos", "Huni Kuin: Os Caminhos da Jiboia" and "Sambaquis: Uma História Antes do Brasil" and proposes to guide the development of these resources to other educators in educational contexts. Aware of the stereotyped, historically constructed and naturalized representations that involve these native peoples, this research emerged as a possibility to break the mistaken views and misinformation about indigenous peoples in order to value the existing ethnic and cultural diversity in the Brazilian territory, enhancing the intercultural dialogue and building healthier race relationships. |
Palabras clave : | Indígenas - Usos e costumes Jogos eletrônicos Multiculturalismo Indígenas Pluralismo cultural Indigenous - Customs and custos Video games |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Curso: | Especialização em Mídia e Educação |
Citación : | CASTRO, Lígia Estronioli de. Combo cultural: desafios e potencialidades dos games na educação básica. 2023. 20 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8076 |
Fecha de publicación : | 26-ene-2023 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Mídia e Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lígia Estronioli de Castro 2023.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.