???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8043
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Emancipação feminina e educação básica: possibilidades e limites da intervenção profissional do serviço social
Autor(es): Ribeiro, Bianca Estefani Martins
Primeiro Orientador: Oliveira, Simone Barros de
1° Membro da banca: Vieira, Monique Soares
2° Membro da banca: Robalo, Taiara
Resumo: O presente trabalho propõe discorrer sobre contribuições do Serviço Social contribuindo para processos de emancipação de mulheres na rede pública de educação básica, a fim potencializar o enfrentamento das expressões da questão social que emergem no âmbito das desigualdades entre os sexos. Compreende-se que a rede pública de educação básica como espaço sócioocupacional de profissionais de serviço social – posto a promulgação da Lei 13.935/2019 – é permeada de questões resultantes das relações sociais provenientes do modo de produção capitalista, que se incorporam de diferentes formas de acordo com recortes ou marcadores sociais de gênero, classe e raça-etnia. Nesse sentido, metodologicamente foi realizada uma pesquisa qualitativa, com recorte bibliográfico para aprofundar a investigação sobre o tema, com levantamento de dados na plataforma Periódicos – CAPES, com recorte temporal e de marcadores. Para complementação de dados foi realizada pesquisa de opinião pública através de questionário online. Os resultados apontam a necessidade de intervenções profissionais que ampliem a percepção das diferenças socialmente estabelecidas entre homens e mulheres, construindo base para atender demandas advindas das relações entre sexos. E neste contexto, sinalizam as possibilidades e os limites de intervenção profissional da/o assistente social dentro da rede pública de educação básica para a emancipação feminina compreendendo a contradição existente nesta.
Resumen: El presente trabajo propone discutir sobre las contribuciones del Servicio Social contribuyendo a los procesos de emancipación de las mujeres en la red pública de educación básica, con el fin de potencializar el enfrentamiento de las expresiones de la cuestión social que surgen en el ámbito de las desigualdades entre los sexos. Se entiende que la red pública de educación básica como espacio socio-laboral de los profesionales del servicio social -después de la promulgación de la Ley 13.935/2019- está permeada de cuestiones resultantes de las relaciones sociales derivadas del modo de producción capitalista, que se incorporan de diferentes maneras según los recortes sociales o marcadores de género, clase y raza-etnia. En este sentido, metodológicamente se realizó una investigación cualitativa, con un relevamiento bibliográfico para profundizar la investigación sobre el tema, con recolección de datos en la plataforma Periódicos - CAPES, con un corte temporal y marcadores. Para complementar los datos, se realizó una encuesta de opinión pública mediante un cuestionario en línea. Los resultados apuntan a la necesidad de intervenciones profesionales que amplíen la percepción de las diferencias socialmente establecidas entre hombres y mujeres, construyendo una base para satisfacer las demandas derivadas de las relaciones de género. Y en este contexto, indican las posibilidades y los límites de la intervención profesional del trabajador social dentro de la red pública de educación básica para la emancipación femenina, comprendiendo la contradicción existente en la misma.
metadata.dc.subject: Serviço Social
Educação
Direitos das mulheres
Feminismo
Servicio social
Educación
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: RIBEIRO, Bianca Estefani Martins. Emancipação feminina e educação básica: possibilidades e limites da intervenção profissional do serviço social. 2023. 35 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8043
metadata.dc.date.issued: 9-Jan-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Bianca Estefani Martins Ribeiro 2023.pdf1.08 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???