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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Avaliação estrutural e retroanálise em pavimentos com paralelepípedo restaurados com concreto asfáltico no município de Alegrete-RS
Autor(es): Castro, Raquel Veloso
Primeiro Orientador: Hartmann, Diego Arthur
Resumo: Dentre os modais de transportes utilizados, a malha rodoviária é a mais utilizada no Brasil, sendo um dos principais materiais utilizados para construção dessas vias o concreto asfáltico. Dessa forma, as pavimentações no país vêm crescendo de maneira rápida, principalmente as pavimentações em vias urbanas. Porém devido ao rápido crescimento urbano, essas vias que hoje precisam receber pavimentação asfáltica para melhorar as condições de fluxo, rolamento e conforto aos usuários, anteriormente foram pavimentadas com paralelepípedo. Assim sendo, tornou-se comum a aplicação de camada asfáltica diretamente sobre a pavimentação existente, por ser uma solução rápida e com custos iniciais menores. No entanto, a vida útil estimada para esses pavimentos é baixa se comparada aos outros métodos de pavimentação, em razão das patologias frequentes nesse tipo de pavimento. O presente estudo buscou através da utilização da Viga Benkelman, realizar o levantamento deflectométrico em via do município de Alegrete – RS executada em paralelepípedo, antes e depois da execução da restauração de revestimento asfáltico. Nesse sentido, foi utilizado o software BackMeDiNa para realização da retroanálise dos dados obtidos a partir dos ensaios com a Viga Benkelman, a mesma apresentou resultado satisfatório na realização das leituras. Após análise dos resultados, foi possível realizar a avaliação estrutural de todas as camadas do pavimento. Pela análise do raio de curvatura das bacias deflectométricas foi verificado que o pavimento não possui condições estruturais em quatro dos cinco pontos analisados. Desta forma, após a retroanálise, os módulos de resiliência obtidos nas camadas do pavimento são coerentes aos encontrados na literatura para a maioria dos pontos analisados, no entanto a camada de areia não apresentou módulo adequado para ser utilizado em pavimentação. Palavras-chave: Paralelepípedo; Viga Benkelman; Reflexão de trincas; Retroanálise.
Abstract: Among the modes of transport used, the road network is the most used in Brazil, with asphalt concrete being one of the main materials used for the construction of these roads. Thus, paving in the country has been growing rapidly, especially paving in urban roads. However, due to rapid urban growth, these roads that today need to be paved with asphalt to improve flow conditions, rolling and user comfort, were previously paved with parallelepipeds. Therefore, it has become common to apply an asphalt layer directly over the existing paving, as it is a quick solution with lower initial costs. However, the estimated service life for these pavements is low compared to other paving methods, due to the frequent pathologies in this type of pavement. The present study sought, through the use of the Benkelman Beam, to carry out a deflectometric survey on a road in the municipality of Alegrete - RS, executed in parallelepiped, before and after the execution of the restoration of the asphalt coating. In this sense, the BackMeDiNa software was used to carry out the back analysis of the data obtained from the tests with the Benkelman Beam, which presented a satisfactory result in carrying out the readings. After analyzing the results, it was possible to carry out a structural evaluation of all layers of the pavement. By analyzing the radius of curvature of the deflectometric basins, it was verified that the pavement does not have structural conditions in four of the five analyzed points. Thus, after the retroanalysis, the resilience modulus obtained in the pavement layers are consistent with those found in the literature for most of the analyzed points, however the sand layer did not present an adequate modulus to be used in paving. Keywords: Parallelepiped; Benkelman Beam; Crack reflection; Retroanalysis.
metadata.dc.subject: Engenharia civil
Paralelepípedo
Pavimentos de concreto asfáltico
Alegrete-RS
Civil engineering
Parallelepiped
Pavements, Asphalt concrete
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
metadata.dc.identifier.citation: CASTRO, Raquel Veloso. Avaliação estrutural e retroanálise em pavimentos com paralelepípedo restaurados com concreto asfáltico no município de Alegrete-RS. Orientador: Diego Arthur Hartmann. 2023. 72p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8025
metadata.dc.date.issued: 22-Feb-2023
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