Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7974
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Representações de amor, tempo e morte no filme beleza oculta: uma análise semiótica
Autor(es): Oliveira, Gabriele Merlo
Primeiro Orientador: Rocha, Marcelo da Silva
1° Membro da banca: Lima, Denise Aristimunha de
2° Membro da banca: Salbego, Juliana Zanini
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as representações de amor, tempo e morte no filme “Beleza oculta”, utilizando como base a semiótica greimasiana. Alicerçado no problema de pesquisa que busca responder de que maneira é possível analisar a representação de amor, tempo e morte na construção dos personagens e na estrutura da narrativa fílmica “Beleza Oculta”?. Para isso, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a fundamentação teórica baseada em autores como Vladimir Propp e Algirdas Greimas para abordar a construção de estruturas narrativas. Com isso, a proposta foi de analisar o conceito de representação, de acordo com Pierce e Santaella e Noth, os arquétipos, fundamentado em Carl G. Jung e por fim Forster para classificar os personagens da narrativa, por conseguinte verificar as estratégias utilizadas para o desenvolvimento da narrativa e dos personagens na trama, a fim de entender os processos que envolvem a criação de uma obra cinematográfica. Pensando também na utilidade de se compreender mais sobre o universo cinematográfico que cresce e se mistura cada vez mais com outras áreas do entretenimento como a Comunicação Social, em geral e a Publicidade e Propaganda, em específico.
Resumen : This work aims to analyze the representations of love, time and death in the film “Occult Beauty”, using Greimasian semiotics as a basis. Based on the research problem that seeks to answer how it is possible to analyze the representation of love, time and death in the construction of the characters and in the structure of the filmic narrative “Beleza Oculta”?. For this, bibliographical research and theoretical foundations based on authors such as Vladimir Propp and Algirdas Greimas were used to address the construction of narrative structures. With this, the proposal was to analyze the concept of representation, according to Pierce and Santaella and Noth, the archetypes, based on Carl G. Jung and finally Forster to classify the characters of the narrative, therefore verifying the strategies used for the development of the narrative and the characters in the plot, in order to understand the processes that involve the creation of a cinematographic work. Also thinking about the usefulness of understanding more about the cinematographic universe that grows and mixes more and more with other areas of entertainment such as Social Communication, in general and Publicity and Propaganda, in specific.
Palabras clave : Semiótica
Filme cinematográfico
Arquétipos na literatura
Amor
Tempo
Morte
Semiotics
Film film
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : OLIVEIRA, Gabriele Merlo. Representações de amor, tempo e morte no filme beleza oculta: uma análise semiótica. 2023. 41 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7974
Fecha de publicación : 31-ene-2023
Aparece en las colecciones: Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Gabriele Merlo Oliveira 2023.pdf16.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.