Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7967
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Educomunicação e alfabetização científica: contextos e potencialidades no ensino público |
Autor(es): | Martinez, Jéssica Ferreira da Rosa |
Primeiro Orientador: | Salbego, Juliana Zanini |
1° Membro da banca: | Santor, Fernando Silva |
2° Membro da banca: | Silva, Mérli Leal |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral investigar a educomunicação na perspectiva da contribuição à alfabetização científica. Para isso, relaciona os conceitos de educomunicação, ciências, publicidade e alfabetização científica. Busca investigar os desafios da alfabetização científica em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Tricentenário e destacar a relação da educomunicação em suas diferentes formas com a ampliação da alfabetização científica a partir da perspectiva do cenário investigado. O percurso teórico segue o que foi proposto por Freire (2011); Martín-Barbero (1996; 2014); Soares (2014), para as reflexões acerca da educomunicação. Para compreender a publicidade, partimos das referências de Wottrich (2019); Covaleski (2010); Hansen; Petermann e Correa (2020). As concepções sobre ciências foram pensadas a partir de Santos (2008) e Kuhn (1997). A comunicação pública da ciência é discutida a partir do que propõem Mata (2006), Brandão (1998; 2007), Carvalho; Cabecinhas (2004). A comunicação e divulgação científica a partir de Epstein (2012), Valerio e Pinheiro (2008), Albagli (1996) e Lima e Caldas (2011) e a alfabetização científica a partir de Chassot (2003); Demo (2010); Lorenzetti e Delizoicov (2001); Auler e Delizoicov (2001); Sasseron e Carvalho (2011). O objeto de estudo foi o processo educacional e foram empregadas as metodologias de pesquisa bibliográfica e a análise documental como aspectos exploratórios, além de um diálogo inicial com a professora responsável pela disciplina. Posteriormente, a pesquisa inseriu-se em sala de aula a partir da observação participante e foram desenvolvidas entrevistas em profundidade com dois alunos e com a professora. Foram definidas sete categorias de análise, sendo elas: Aspectos gerais, Ciências e a relação contextual, Metodologias de aprendizado, Tecnologia, Educação com ou para a mídia, Aprendizado horizontal e Cocriação. A análise dos dados para classificação em todas as categorias ocorreu em dois momentos: planejamento e execução. Como resultados, identificou-se que os espaços para o componente de ciências no currículo escolar foram reduzidos. Portanto, é necessário encontrar formas de potencializar o processo de aprendizagem, para que seja o mais efetivo possível considerando o contexto. Um ponto de ação mapeado é a necessidade de recursos que possibilitem potencializar o primeiro critério da alfabetização científica, que diz respeito à compreensão da atividade científica. Destaca-se, também, a necessidade do fortalecimento de ações de educação para a mídia, como forma de dar mais espaço ao caráter de transformação social do ensino. Por fim, percebe-se, no contexto analisado, que a relação docente-alunos possibilita que estes participem em diversos momentos da proposta didática. No entanto, ainda é preciso que sintam-se mais à vontade para contribuir com suas visões de mundo na construção coletiva do conhecimento. Para isto, deve-se buscar ações que integrem os estudantes às atividades de criação dos conteúdos, compreendendo a ciência também como uma área criativa, como destaca Santos (2008). |
Resumen : | The present work has the general objective of investigating educommunication from the perspective of contributing to scientific literacy. For this purpose, it relates the concepts of educommunication, science, advertising and scientific literacy. It aims to investigate the challenges of scientific literacy in a class of the 5th year of Elementary School at the State School of Secondary Education Tricentenário and highlight the relation between educommunication in its different forms with the expansion of scientific literacy from the perspective of the investigated scenario. The theoretical path follows what was proposed by Freire (2011); Martín-Barbero (1996; 2014); Soares (2014), for reflections on educommunication. To understand advertising, we start from references by Wottrich (2019); Covaleski (2010); Hansen; Petermann and Correa (2020). The conceptions about science were thought from Santos (2008) and Kuhn (1997). The public communication of science is discussed based on Mata (2006), Brandão (1998; 2007), Carvalho; Heads (2004). Scientific communication and dissemination based on whats is presented by Epstein (2012), Valerio and Pinheiro (2008), Albagli (1996) and Lima and Caldas (2011) and scientific literacy based on Chassot (2003); Demo (2010); Lorenzetti and Delizoicov (2001); Auler and Delizoicov (2001); Sasseron and Carvalho (2011). The object of study was the educational process. Bibliographic research methodologies and document analysis were used as exploratory aspects, in addition to an initial dialogue with the teacher responsible for the science class. Subsequently, the research was inserted in the classroom based on the methodology of participant observation. In-depth interviews were carried out with two students and the teacher. Seven categories of analysis were defined, such as: General aspects, Science and the contextual relationship, Learning methodologies, Technology, Education with or for the media, Horizontal learning and Co-creation. The data analysis for classification into all categories occurred in two moments: planning and execution. As a result, it was identified that the spaces for the science component in the school curriculum were reduced. Therefore, it is necessary to find ways to enhance the learning process, so that it is as effective as possible considering the context. A mapped action point is the need for resources that make it possible to enhance the first criterion of scientific literacy, which concerns the understanding of scientific activity. Also noteworthy is the need to strengthen education actions for the media, as a way of giving more space to the character of social transformation in teaching. Finally, it is clear, in the analyzed context, that the teacher-student relationship allows them to participate in different moments of the didactic proposal. However, they still need to feel more comfortable contributing with their worldviews in the collective construction of knowledge. For this, one must seek actions that integrate students to content creation activities, understanding science as a creative area, as highlighted by Santos (2008). |
Palabras clave : | Publicidade Alfabetização Comunicação e educação Comunicação Inovações educacionais Advertising Literacy |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citación : | MARTINEZ, Jéssica Ferreira da Rosa. Educomunicação e alfabetização científica: contextos e potencialidades no ensino público. 2023. 122 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7967 |
Fecha de publicación : | 2-feb-2023 |
Aparece en las colecciones: | Publicidade e Propaganda |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jéssica Ferreira da Rosa Martinez 2023.pdf | 6.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.