Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7949
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A representação das masculinidades nos desenhos animados: uma análise comparativa entre O Incrível Mundo de Gumball e Johnny Bravo |
Autor(es): | Fassbinder, Antônio Kanaan |
Primeiro Orientador: | Rocha, Marcelo da Silva |
1° Membro da banca: | Lima, Denise Aristimunha de |
2° Membro da banca: | Pavan, Paula Daniele |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a representação das masculinidades nos desenhos animados ‘O Incrível Mundo de Gumball’ (2011) e Johnny Bravo (1997). Para solucionar o objetivo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica para explicar os conceitos de gênero (BUTLER, 2014); masculinidade (MEDRADO DANTAS, 1997; DE OLIVEIRA, 2004); representação (CHARTIER, 1991); estereótipo de gênero (D’AMORIM, 1997); e desconstrução (VASCONCELOS, 2003). Os autores possibilitaram aprofundamentos teóricos para dissertar acerca dos tipos masculinos propostos por Garboggini (2005): tradicional, equilibrado e não-masculino. Como metodologia deste estudo, foi utilizada a semiótica de Algirdas Greimas (GREIMAS; COURTÉS, 2008; ANDRES, 2017), através dos elementos de actorialização e figurativização. Analisam-se três episódios: ‘O Ajudante’, ‘O Herói’ e ‘O Homem Sensível’. A partir deste trabalho, percebe-se que as masculinidades são plurais e que os indivíduos adquirem experiências sobre o “ser homem” de acordo com as visões de mundo. |
Resumen : | This work aims to discuss the representations of masculinities in cartoons ‘The Amazing World of Gumball (2011) and Johnny Bravo (1997). To solve the objective, bibliographical research was used to explain the concept of gender (BUTLER, 2014); masculinity (MEDRADO DANTAS, 1997; DE OLIVEIRA, 2004); representation (CHARTIER, 1991); gender stereotype (D’AMORIM, 1997); and deconstruction (VASCONCELOS, 2003). The authors allowed theoretical deepening to discuss to male types proposed by Garboggini (2005): traditional, balanced and non-masculine. As a methodology for this study, the semiotics of Algirdas Greimas (GREIMAS; COURTÉS, 2008; ANDRES, 2017) was used, through the elements of actorialization and figurativization. Three episodes are analyzed: ‘The Sidekick’, ‘The Hero’ and ‘The Sensitive Man’. From this work, it is clear that masculinities are plural and that individuals acquire experiences about “being a man” according to their worldviews. |
Palabras clave : | Masculinidade Identidade de gênero Desenho animado Masculinidade na arte Estereótipos (Psicologia social) Desconstrução (Filosofia) Masculinity Gender identity |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citación : | FASSBINDER, Antônio Kanaan. A representação das masculinidades nos desenhos animados: uma análise comparativa entre O Incrível Mundo de Gumball e Johnny Bravo. 2023. 87 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7949 |
Fecha de publicación : | 31-ene-2023 |
Aparece en las colecciones: | Publicidade e Propaganda |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Antônio Kanaan Fassbinder 2023.pdf | 10.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.