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dc.contributor.advisor1Rocha, Marcelo da Silva-
dc.creatorHilário, Aline Seleprim-
dc.date.accessioned2023-02-22T20:17:06Z-
dc.date.available2023-02-15-
dc.date.available2023-02-22T20:17:06Z-
dc.date.issued2023-02-01-
dc.identifier.citationHILÁRIO, Aline Seleprim. “Extra! Extra! Logo logo o show começa”: uma análise da representação da cultura do cancelamento a partir do videoclipe a queda da cantora Gloria Groove. 2023. 69 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7947-
dc.description.abstractThe technological advances that enabled the emergence of the Internet and the expansion of mass communication media promoted new forms of communication, interaction, and relationship within social networks. These advance allowed individuals a freedom to expose their opinions without thinking about the consequences of what is being said on them, disseminating hate speech. The unrestricted use of social networks has provided a platform of worldwide reach for the Cancel Culture. Thus, we intend to investigate the language, the melody, and the moving image present in the music video A Queda, by the singer Gloria Groove, and its relation to the hate speech present in the Cancel Culture. We aim during the research, to contextualize and relate the concepts about network society (Castells,1999), media convergence (Kellner, 2001; Jenkins, 2009; Recuero, 2009), pop culture (Janotti, 2015) and the culture of cancellation (Rocha and José, 2021; Tiburi, 2015. Arendt, 1999). To make this possible, we will use bibliographic research as methodology and to articulate sound and moving image, the methods defined were Bauer (2002) to analyze noise and music and Rose (2002) to examine moving images. To systematize our work in steps in an objective and clear way, we divided the course into three categories: sound and linguistic analysis (sound and lyrics), visual analysis (moving image), and narrative analysis (the meaning of the scene). After performing the analysis, we realized how the defined categories converse with the hate speech present in Cancel Culture. Consequently, after performing the analysis of the video clip, we realize that hate is so intrinsic in our society that we do not notice how, constantly, we are repeating patterns of behaviors from the past. We also concluded that Gloria Groove's clip A Queda (The Fall) managed to show how this hatred is present in our society, in the same way that it manifests itself through the internet and social networks, as a result of the opinions and speeches posted on these platforms.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIsolamento socialpt_BR
dc.subjectDiscurso de ódio na Internetpt_BR
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectVídeos musicaispt_BR
dc.subjectSocial isolationpt_BR
dc.subjectHate speech on the Internetpt_BR
dc.title“Extra! Extra! Logo logo o show começa”: uma análise da representação da cultura do cancelamento a partir do videoclipe a queda da cantora Gloria Groovept_BR
dc.title.alternativeExtra! Extra! Logo logo o show começa: uma análise da representação da cultura do cancelamento a partir do videoclipe a queda da cantora Gloria Groovept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8367137368758965pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457pt_BR
dc.contributor.referee1Salbego, Juliana Zanini-
dc.contributor.referee2Thier, Roberta Roos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293544291001790pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504569933099072pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoOs avanços tecnológicos que possibilitaram o surgimento da internet e a expansão dos meios de comunicação em massa, promoveram novas formas de comunicação, interação e relacionamento dentro das redes sociais. Esse avanço, permitiu aos indivíduos uma liberdade de expor as suas opiniões sem pensar nas consequências do que está sendo falado nelas, disseminando um discurso de ódio. O uso irrestrito das redes sociais proporcionou uma plataforma de alcance mundial para a cultura do cancelamento. Sendo assim, pretendemos investigar a linguagem, a melodia e a imagem em movimento presentes no videoclipe A Queda, da cantora Gloria Groove, e a sua relação com o discurso de ódio presente na Cultura do Cancelamento. Objetivamos durante a pesquisa, contextualizar e relacionar os conceitos sobre sociedade em rede (Castells,1999), convergência das mídias (Kellner, 2001; Jenkins, 2009; Recuero, 2009), cultura pop (Janotti, 2015) e a cultura do cancelamento (Rocha e José, 2021; Tiburi, 2015. Arendt, 1999). Para que isso seja possível, utilizaremos a pesquisa bibliográfica como metodologia e para articular o som e a imagem em movimento, os métodos definidos foram a Bauer (2002) para analisar o ruído e a música e Rose (2002) para examinar as imagens em movimento. Para sistematizar nosso trabalho em etapas de forma objetiva e clara, dividimos o percurso em três categorias: análise sonora e linguística (som e letra), análise visual (imagem em movimento) e análise narrativa (o sentido da cena). Após realizarmos a análise, percebemos como as categorias definidas conversam com o discurso de ódio presente na Cultura do Cancelamento. Consequentemente, após a realização da análise do videoclipe, percebemos que o ódio está tão intrínseco em nossa sociedade, que não notamos como, constantemente, estamos repetindo padrões de comportamentos do passado. Concluímos, também, que o clipe A Queda, da cantora Gloria Groove, conseguiu mostrar como esse ódio está presente na nossa sociedade, da mesma forma, em que se manifesta através do âmbito da internet e das redes sociais, como resultado das opiniões e falas publicadas nessas plataformas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Publicidade e Propaganda

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