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Tipo: Monografia de Especialização
Título : “Só porque sou preta e pobre ela acha que pode me tratar como quiser?”: marcadores sociais da diferença na experiência escolar de jovens estudantes negras
Otros títulos : Just because I am black and poor, she thinks she can treat me like she wants?" Social markers of difference in black young students school experience
Autor(es): Soares, Cristiane Barbosa
Primeiro Orientador: Bonetti, Alinne de Lima
Resumo: A partir das experiências de jovens estudantes negras de uma escola municipal pública da periferia de Uruguaiana-RS, analisamos as emergências dos marcadores de gênero e raça presentes nos espaço escolar a fim de compreender como tais marcadores sociais da diferença operam no processo de construção das subjetividades das mulheres negras. Para tanto, utilizamos a pesquisa qualitativa, pautada numa abordagem etnográfica que se constituiu num trabalho de observação participante, com registros escritos em diários de campo, e na realização de análise documental. Na análise, emergiram questões que foram organizadas em três categorias: identidade, representatividade e resistências, que se inter-relacionam no processo de construção das subjetividades das interlocutoras da pesquisa. Ao perpassar pelas categorias evidencia-se a emergência dos marcadores de gênero e raça nas dinâmicas de relações estabelecidas no contexto escolar. As experiências das jovens estudantes negras reforçam a importância do ambiente escolar e dos sujeitos que lá transitam para a construção das subjetividades dessas jovens, seja reforçando as desigualdades, seja ressignificando-as de forma positiva.
Resumen : Based on the experiences of young black students from a public municipal school in the outskirts of Uruguaiana-RS, we analyzed the emergence of gender and race markers present in the school in order to understand how these social markers of difference operate in the process of construction of subjectivities of black women. For that, we used the qualitative research, based on an ethnographic approach that constituted a work of participant observation, with records written in field diaries, and in the accomplishment of documentary analysis. In the analysis, questions emerged that were organized into three categories: identity, representativeness and resistance, which are interrelated in the process of construction of the subjectivities of the research interlocutors. When crossing the categories is evident the emergence of the markers of gender and race in the dynamics of relationships established in the school context. The experiences of the girls black students reinforce the importance of the school environment and the subjects that move there to construct the subjectivities of these young people, either by reinforcing the inequalities or by re signifying them in a positive way.
Palabras clave : Gênero
Raça
Interseccionalidade
Mulheres negras
Gender.
Black Women
Race
Intersectionality
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Especialização em História e Cultura Africana, Afrobrasileira e Indígena - 2ª Edição
Citación : SOARES, Cristiane Barbosa. “Só porque sou preta e pobre ela acha que pode me tratar como quiser?”: marcadores sociais da diferença na experiência escolar de jovens estudantes negras . 38 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7887
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Especialização em História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena

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