Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7807
Tipo: | Dissertação |
Título : | Educação ambiental para a sustentabilidade: um estudo sobre a implantação de uma horta escolar |
Autor(es): | Barcelos, Marco Antônio Siqueira |
Primeiro Orientador: | Rocha, Jefferson Marçal da |
1° Membro da banca: | Rocha, Jefferson Marçal da |
2° Membro da banca: | Hammes, Lúcio Jorge |
3° Membro da banca: | Marinho, Júlio Cesar Bresolin |
Resumo: | Este Relatório Crítico-Reflexivo é resultado de uma ação de pesquisa intervencionista. O estudo versou sobre a construção de uma horta escolar no ambiente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil, na cidade de Pedras Altas - RS. A proposta desta intervenção partiu do princípio da construção de uma horta escolar associada à prática de estudos interdisciplinares neste ambiente, por alunos e professores das diversas áreas do conhecimento. Partimos do princípio de que não podemos tratar educação ambiental e sustentabilidade ambiental como um fator isolado, é preciso levar em consideração a questão socioeconômica que faz parte e influencia diretamente as nossas ações no mundo em que estamos inseridos. A metodologia usada foi a pesquisa-ação, pois, na Escola Assis Brasil observou-se a necessidade de um aprofundamento nas discussões da educação ambiental. O objetivo desta intervenção foi permitir que alunos e professores pudessem através da horta escolar desenvolver atividades nas diversas áreas do conhecimento, permitindo assim, uma reflexão sobre educação ambiental e uma ligação com a importância da alimentação saudável nos seus cotidianos. A intervenção foi realizada entre professores e alunos da escola, no entanto, depois de realizada a intervenção junto aos professores, alguns mostraram-se receosos a trabalhar de forma diferenciada, ocasionando assim resultados que contaram com a participação ativa de alguns professores e, outros, no entanto, não se motivarem nos componentes curriculares que atuam, ora por falta de tempo, ora por falta de comprometimento com as atividades propostas. O termo interdisciplinaridade foi tratado constantemente, tanto com os alunos como com os professores, possibilitando assim, um elo que uniu estes numa discussão constante de como uma horta na escola poderia fazer com que a reflexão sobre sustentabilidade ambiental fosse permitida. Para a avaliação da intervenção foram utilizadas pesquisas documentais, questionários, registros de imagens das ações executadas, observação das anotações nos diários de campo feitas pelos professores, juntamente com as observações de respostas via WhatsApp de estudantes e professores. Assim, acredita-se que partindo da intervenção, tenhamos atingido um resultado positivo em relação às ações voltadas para a educação ambiental e alimentação saudável. Concluiu-se que a proposta desse projeto alternativo, no momento em que ampliamos as discussões coletivas e proporcionamos a exposição do ponto de vista de cada um, levando em conta as vivências oriundas de cada sujeito participante da ação proposta e desenvolvida, permitiu uma reflexão sobre a problemática ambiental contemporânea. Como a horta é uma proposta contínua, esperamos que o projeto aqui desenvolvido seja utilizado pelos professores e alunos dando continuidade às atividades desenvolvidas nesta execução. |
Resumen: | Este informe Crítico-Reflexivo es el resultado de una acción de investigación intervencionista. El estudio se relacionó con la construcción de un huerto escolar en el entorno de la Escuela Primaria Municipal Assis Brasil, en la ciudad de Pedras Altas - RS. La propuesta de esta intervención partió del principio de la construcción de un huerto escolar asociado a la práctica de estudios interdisciplinarios en este entorno por parte de estudiantes y docentes de diversas áreas del conocimiento. Asumimos que no podemos tratar el estudio de la educación ambiental y la sostenibilidad ambiental como un factor aislado, es decir, es necesario tener en cuenta la cuestión socioeconómica que forma parte e influye directamente en nuestras acciones en el mundo en el que estamos insertos. La metodología utilizada fue la investigación acción, pues en la escuela Assis Brasil se observó la necesidad de profundizar en las discusiones de educación ambiental. El objetivo de esta intervención fue permitir a los alumnos y profesores desarrollar actividades en las diversas áreas del conocimiento a través del huerto escolar, permitiendo así una reflexión sobre la educación ambiental y un vínculo entre la importancia de la alimentación saludable en su vida cotidiana. La intervención se llevó a cabo entre profesores y estudiantes de la escuela, sin embargo, después de que la intervención se realizó con los profesores, algunos tenían miedo de trabajar de manera diferente, causando resultados que tuvieron la participación activa de algunos profesores y, otros, sin embargo, no estar motivados en los componentes curriculares que funcionan, a veces por falta de tiempo, falta de compromiso con las actividades propuestas. El término interdisciplinariedad fue tratado constantemente, tanto con estudiantes como con docentes, posibilitando así un vínculo que los uniera en una discusión constante de cómo un jardín en la escuela podría hacer reflexionar sobre la sostenibilidad ambiental. Para la evaluación de la intervención se utilizó investigación documental, cuestionarios, registros de las imágenes de las acciones realizadas, observación de las notas en los diarios de campo realizados por los docentes, junto con las observaciones de respuestas vía WhatsApp de estudiantes y docentes. Por lo tanto, se cree que a partir de la intervención, hemos logrado un resultado positivo en relación con las acciones dirigidas a la educación ambiental y la alimentación saludable. Se concluyó que la propuesta de este proyecto alternativo, en el momento en que ampliamos las discusiones colectivas y proporcionamos la exposición desde el punto de vista de cada uno, teniendo en cuenta las experiencias derivadas de cada tema participando en la acción propuesta y desarrollada, permitió una reflexión sobre el problema ambiental contemporáneo. Como el huerto es una propuesta continua, esperamos que el proyecto aquí desarrollado sea utilizado por profesores y alumnos continuando con las actividades desarrolladas en esta ejecución. |
Palabras clave : | Educação Escola Horta Sustentabilidade Educación Escuela Huerta Sustentabilidad |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citación : | BARCELOS, Marco Antônio Siqueira. Educação ambiental para a sustentabilidade: um estudo sobre a implantação de uma horta escolar. 82 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7807 |
Fecha de publicación : | 31-oct-2022 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCO ANTÔNIO SIQUEIRA BARCELOS.pdf | Marco Antônio Siqueira Barcelos 2022 | 4.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.