Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7773
Tipo: Dissertação
Título : Formação de professores a partir de um grupo colaborativo: Entrelaçando Saberes e Vivências
Otros títulos : Teacher training from a collaborative group: Intertwining Knowledge and Experiences
Autor(es): Paiva, Priscila Nunes
Primeiro Orientador: Roehrs, Rafael
Coorientador: Ruppenthal, Raquel
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido com quatorze profissionais da educação da rede municipal de Uruguaiana - RS, e três graduandas em pedagogia. Objetivou compreender quais as contribuições do ambiente virtual Google Classroom na formação individual e coletiva dos participantes de um grupo colaborativo. O trabalho possui uma abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e explicativo, quanto ao delineamento classifica-se como pesquisa colaborativa. O percurso metodológico, com duração de dois meses, foi construído no decorrer do estudo e seus resultados foram apresentados na forma de um artigo e um manuscrito. O artigo teve como objetivo verificar de que forma a utilização do Google Classroom favoreceu a formação acadêmico-profissional dos participantes de um grupo colaborativo. Os resultados mostram que a utilização do Google Classroom foi potencializadora nas práticas colaborativas. A partir de sua utilização novas ideias e ações foram pensadas e construídas, ao utilizarem o Google Classroom como ferramenta de estudo desenvolveram habilidades como a colaboração, criatividade e inovação, resultando na reconstrução de suas práticas pedagógicas e identidade profissional. O manuscrito teve como objetivo compreender o processo de produção de uma sequência didática construída por um grupo colaborativo com momentos presenciais e a utilização da plataforma Google Classroom como ambiente potencializador das trocas e construções coletivas. Os resultados expuseram que o processo de escolha da temática e de produção da Sequência Didática foram desenvolvidos a partir de diálogos, trocas e reflexões constantes. A preocupação em desenvolver atividades lúdicas, contextualizadas, interdisciplinares, dialógicas e interativas, favorecendo o desenvolvimento da alfabetização científica, ficaram evidentes no decorrer da pesquisa. De modo geral, a pesquisa colaborativa progressivamente reconstruiu as concepções e práticas dos participantes da pesquisa em relação ao ensino das ciências da natureza nos anos iniciais, além disso com a utilização do Google Classroom, significou o processo de formação dos participantes do grupo colaborativo. Concluímos que a pesquisa desenvolvida foi um importante instrumento de reflexão coletiva, ressignificando o ensino de ciências da natureza nos anos iniciais e as práticas pedagógicas dos participantes da pesquisa.
Resumen : The present study was developed with fourteen education professionals from the municipal network of Uruguaiana - RS, and three undergraduate students in pedagogy. It aimed to understand the contributions of the Google Classroom virtual environment in the individual and collective training of participants in a collaborative group. The work has a qualitative approach, with an exploratory and explanatory objective, regarding the design it is classified as collaborative research. The methodological course, lasting two months, was built during the study and its results were presented in the form of an article and a manuscript. The article aimed to verify how the use of Google Classroom was potentiating in collaborative practives. The results show that the use of Google Classroom was leveraged in collaborative practices. From their use, new ideas and actions were thought and built, when using Google Classroom as a study tool, they developed skills such as collaboration, creativity and innovation, resulting in the reconstruction of their pedagogical practices and professional identity. The manuscript aimed to understand the production process of a didactic sequence built by a collaborative group with face-to-face moments and the use of the Google Classroom platform as an environment to support activities. The results showed that the process of choosing the theme and production of the Didactic Sequence were developed from constant dialogues, exchanges and reflections. The concern with developing playful, contextualized, interdisciplinary, dialogic and interactive activities, favoring the development of scientific literacy, became evident during the research. In general, collaborative research progressively reconstructed the conceptions and practices of the research participants in relation to the teaching of natural sciences in the early years, in addition to using Google Classroom, it meant the process of training the participants in the collaborative group. We conclude that the research developed was an important instrument for collective reflection, giving new meaning to the teaching of natural sciences in the early years and the pedagogical practices of the research participants.
Palabras clave : Collaborative research
Google Classroom
Initial and continuing training
Pesquisa colaborativa
Formação inicial e continuada
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Citación : PAIVA, Priscila Nunes. Formação de Professores a partir de um grupo colaborativo: Entrelaçando Saberes e Vivências. 123 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7773
Fecha de publicación : 2021
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PRISCILA NUNES PAIVA ate MAIO 2022.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.