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Tipo: Dissertação
Título: A casa das sete mulheres: um artefato cultural e suas convenções de gênero
Título(s) alternativo(s): The house of the seven women: a cultural artifact and its gender conventions
Autor(es): Batista, Raquel Karas
Primeiro Orientador: Silva, Fabiane Ferreira da
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA), na linha de pesquisa “Implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos”. Tem como objetivo principal: discutir as representações de gênero e sexualidade na obra A Casa das Sete Mulheres, de Letícia Wierzchowski. Traz como objetivos específicos: identificar a naturalização das questões de gênero; reconhecer e discutir as representações de gênero e sexualidade e analisar as convenções de gênero presentes na obra A Casa das Sete Mulheres, de Leticia Wierzchowski, considerando as categorias: o amor romântico e a espera feminina. Traz como fundamentação o campo teórico dos Estudos Culturais e nos Estudos Feministas, nas suas vertentes pós-estruturalistas, com base em autores e autoras que coadunam com os assuntos discutidos a pesquisa foi desenvolvida. Por esse viés, as convenções de gênero são compreendidas como construções sociais e culturais e não por uma determinação meramente biológica. Sabe-se que os artefatos culturais por meio de suas pedagogias estabelecem e (re)produzem discursos que podem ser acatados como únicos. Esses discursos também apontam, justificam e naturalizam comportamentos, posicionamentos sociais, habilidades e condutas. O objeto de pesquisa deste trabalho foi o livro A Casa das Sete Mulheres, da autora Leticia Wierzchowski que, sendo um artefato cultural ensina e reforça padrões comportamentais, sociais e culturais. Duas categorias foram selecionadas para serem analisadas por aparecerem no discurso da autora como comportamentos naturais do universo feminino: o amor romântico e a espera feminina. O discurso presente na obra interpela e dita o que é ser mulher e homem, reforça como se deve viver a feminilidade e a masculinidade, justificando essas diferenças pelo viés biológico, imprimindo nos sujeitos diferenças que ratificam as relações desiguais entre os gêneros. Esses discursos devem ser analisados e discutidos, já que regulam, normalizam, estabelecem saberes e compõem verdades.
Abstract: This dissertation was developed in the Postgraduate Program in Science Education: Chemistry of Life and Health (UNIPAMPA), in the research line “Implications of scientific practices in the constitution of subjects.” It has as main target: to discuss the representations of gender and sexuality in the book A Casa das Sete Mulheres (The Seven Women’s House), by Letícia Wierzchowski. It has as specific objectives: to identify the naturalization of gender, to recognize and to discuss the representations of gender and sexuality and analyze the gender conventions present in the work A Casa das Sete Mulheres, by Leticia Wierzchowski, considering the categories: romantic love and female waiting. It uses as foundation the theoretical field of Cultural Studies and Feminist Studies, in its Post-Structuralist strands; the research was developed based on male and female authors who are consistent with the topics discussed. By this bias, gender conventions are understood as social and cultural constructions and not as a merely biological determination. It is known that cultural artifacts through their pedagogies establish and (re)produce discourses that can be accepted as unique. These discourses also point, justify and naturalize behaviors, social positions, skills and behaviors. So, the target of this research was A Casa das Sete Mulheres, author Letícia Wierzchowski’s book that, being a cultural artifact, teaches and reinforces behavioral, social and cultural patterns. Two categories were selected to be analyzed because they appear in the author’s discurse as natural behaviors of the female universe: romantic love and female waiting. The discourse presented in the work challenges and dictates what means both to be a woman and to be a man, reinforces how femininity and masculinity should be lived, justifying these differences by the biological bias, imprinting on the subjects differences that ratify the unequal relations between genders. Since these discurses regulate, normalize, establish knowledge and make up truths, they must be analyzed and discussed.
Palavras-chave: Gender
Cultural pedagogies
Literature
Romantic love
Female waiting
Gênero
Pedagogias culturais
Literatura
Amor romântico
Espera feminina
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Citação: BATISTA, Raquel Karas. A casa das sete mulheres: um artefato cultural e suas convenções de gênero. 108 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7772
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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