Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7754
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O conteúdo de triângulos no nono ano do ensino fundamental: uma abordagem da implementação da BNCC em livros didáticos
Autor(es): Munieweg, Rudi Artur
Primeiro Orientador: Leão, Alex Sandro Gomes
Resumo: Este trabalho foi realizado com o objetivo de investigar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na abordagem de livros didáticos do 9° ano do Ensino Fundamental, em relação ao conteúdo de triângulos. Nesse sentido, foi realizada uma revisão bibliográfica e um estudo aprofundado sobre a BNCC, sobre seus marcos legais e sobre sua legislação. Desenvolveu-se a pesquisa do âmbito das escolas para comparar os Índices de Desenvolvimento Ensino Básico (IDEB). Foram analisadas três coleções de livros do 9º ano, utilizados em duas escolas Estaduais do município de Itaqui – RS. Dessa forma, foi analisado como está sendo implantado, nos livros, as competências e as habilidades segundo a BNCC. Ao final desta pesquisa ficou evidenciado que as três coleções vêm se adaptando à BNCC, trazendo atividades em concordância com as competências e habilidades da BNCC. Ademais, cada uma delas tem suas particularidades, uns são mais completos e mais complexos, envolvendo mais habilidades, e outros ainda estão com uma abordagem mais clássica e tradicional.
Abstract: This work was carried out with the objective of investigating the implementation of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) in the approach of textbooks of the 9th grade of elementary school, in relation to the content of triangles. In this sense, a literature review and an in-depth study of the BNCC, its legal frameworks and legislation was carried out. The research was developed in the scope of schools to compare the Índices de Desenvolvimento Ensino Básico (IDEB). Three collections of 9th grade textbooks were analyzed, used in two state schools in the city of Itaqui - RS. Thus, it was analyzed how the competencies and skills are being implemented in the books according to the BNCC. At the end of this research it became evident that the three collections have been adapting to the BNCC, bringing activities in line with the competencies and skills of the BNCC. Moreover, each one of them has its own particularities, some are more complete and more complex, involving more skills, and others are still with a more classical and traditional approach.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular
Geometria
Livros didáticos
Geometry
Textbooks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: MUNIEWEG, Rudi Artur. O conteúdo de triângulos no nono ano do ensino fundamental: uma abordagem da implementação da BNCC em livros didáticos. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7754
Data do documento: 12-Ago-2022
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rudi Artur Munieweg - 2022.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.