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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7744
Tipo: | Dissertação |
Título: | Mães e cientistas: um estudo na Universidade Federal do Pampa |
Título(s) alternativo(s): | Mothers and scientists: a study at the Federal University of Pampa |
Autor(es): | Walczak, Aline Teresinha |
Primeiro Orientador: | Silva, Fabiane Ferreira da |
Resumo: | Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA), na linha de pesquisa “Implicações das Práticas Científicas na Constituição dos Sujeitos” e teve como objetivo problematizar a relação entre maternidade e ciência na Universidade Federal do Pampa. Ao longo da história, buscou-se de diversas formas, restringir e controlar os espaços das mulheres, utilizando para isso, discursos e práticas que produzem as dicotomias e desigualdades de gênero, relacionadas as supostas diferenças nas capacidades e habilidades de homens e mulheres. Mesmo com o considerável aumento na participação das mulheres na ciência, as mesmas ainda enfrentam uma série de barreiras no que diz respeito a permanência e ascensão na carreira científica, consequência dos valores androcêntricos de produzir o conhecimento, que não considera as particularidades das mulheres, como a vivência da maternidade e as desigualdades de gênero. Dessa forma, a conciliação da maternidade com a carreira científica, pode representar um constante dilema na vida das mulheres, tornando-se necessário visibilizar e problematizar os esforços das mulheres para se inserir e se consolidar nas carreiras científicas enquanto vivenciam a maternidade. Para tanto, foram convidadas para participar da pesquisa, via e-mail institucional, todas docentes da universidade, distribuídas nos 10 campi da Unipampa, somando um total de 440 mulheres. A pesquisa está ancorada no viés pós-estruturalista dos Estudos Culturais e faz uso de questionários para produção de dados, sendo este enviado para o e-mail institucional de cada docente, ficando em aberto por um período de 31 dias. O questionário foi estruturado em três partes: a primeira buscou verificar às concepções e os entendimentos das docentes sobre a carreira científica e a maternidade; a segunda, foi direcionado para as docentes que já são mães, buscando investigar como se dá a conciliação da maternidade com a carreira científica; e a terceira, buscou analisar essa conciliação a partir do contexto pandêmico. A partir dos dados obtidos, percebe-se que as mulheres ainda enfrentam diversas barreiras e restrições com relação a permanência e ascensão na carreira científica. Além disso, foi possível perceber que a conciliação da maternidade com a carreira científica, ocorre de forma conflituosa para as docentes mães, que precisam escolher entre atender as demandas e exigências da maternidade ou da carreira na ciência. Foi possível notar também, que essa conciliação gera uma sobrecarga de trabalho nas mulheres, que pode limitar muitas vezes, sua permanência e progresso ao longo da carreira científica. Ainda, a sobrecarga identificada agravou-se na pandemia, período em que a desigual responsabilização dos cuidados com a casa e as(os) filhas(os), se acentuou ainda mais às mulheres. Ademais, percebemos que a ciência ainda se constitui “inóspita” às mulheres, que ainda encontram barreiras e dificuldades em permanecer e ascender na carreira científica, principalmente em áreas consideradas masculinas, sendo que as concepções das docentes sobre o que é ciência e ser cientista, são condizentes com os modelos masculinos de produzir o conhecimento, que estabelecem por exemplo, a alta produtividade em pesquisa e a disposição de determinadas capacidades e aptidões. |
Abstract: | This dissertation was developed in the Postgraduate Program Education in Sciences: Life and Health Chemistry (UNIPAMPA), in the research line "Implications of Scientific Practices in the Constitution of Subjects" and aimed to problematize the relationship between maternity and science at the Federal University of Pampa. Throughout history, it has been sought in various ways to restrict and control women's spaces, using discourses and practices that produce gender dichotomies and inequalities related to the supposed differences in the abilities and skills of men and women. Even with the considerable increase in the participation of women in science, they still face a number of barriers with respect to permanence and advancement in scientific careers, a consequence of androcentric values of knowledge production, which does not consider the particularities of women, such as the experience of motherhood and gender inequalities. Thus, the reconciliation of motherhood with scientific careers may represent a constant dilemma in the lives of women, making it necessary to visualize and problematize the efforts of women to insert and consolidate themselves in scientific careers while experiencing motherhood. To this end, all female university professors from the 10 campuses of Unipampa, totaling 440 women, were invited to participate in the research via institutional e-mail. The research is anchored in the post-structuralism approach of Cultural Studies and makes use of questionnaires for data production, which were sent to the institutional e-mail address of each professor, remaining open for a period of 31 days. The questionnaire was structured in three parts: the first sought to verify the conceptions and understandings of the teachers about the scientific career and maternity; the second was directed to the teachers who are already mothers, seeking to investigate how they reconcile maternity with the scientific career; and the third sought to analyze this reconciliation from the pandemic context. From the data obtained, it can be seen that women still face several barriers and restrictions regarding the permanence and ascension in the scientific career. Moreover, it was possible to notice that the reconciliation of motherhood with the scientific career occurs in a conflicting way for the mother teachers, who need to choose between meeting the demands and requirements of motherhood or the career in science. It was also possible to notice that this conciliation generates an overload of work for women, which can often limit their permanence and progress along the scientific career. Moreover, the overload identified worsened during the pandemic, a period in which the unequal responsibility for the care of the home and the children became even more accentuated to women. Moreover, we realize that science is still "inhospitable" to women, who still encounter barriers and difficulties in staying and moving up in the scientific career, especially in areas considered masculine, and that the conceptions of female teachers about what science is and how to be a scientist are consistent with masculine models of producing knowledge, which establish, for example, high productivity in research and the availability of certain skills and aptitudes. |
Palavras-chave: | Motherhood Science Scientific career Women in science Pandemic Maternidade Ciência Carreira científica Mulheres na ciência Pandemia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Citação: | WALCZAK, Aline Teresinha. Mães e cientistas: um estudo na Universidade Federal do Pampa. 125 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7744 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
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