Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7740
Tipo: | Livro |
Título: | Caderno de matemática: atividades desenvolvidas no ambito do Pibid |
Título(s) alternativo(s): | Mathematics notebook: activities developed within the scope of Pibid |
Autor(es): | Universidade Federal do Pampa, (Brasil) |
Resumo: | Em março de 2014, iniciaram-se as atividades do Subprojeto Matemática Campus Itaqui do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Atualmente o mesmo é composto por dezessete bolsistas de iniciação à docência (ID), duas supervisoras/professoras da Escola, uma coordenadora de área (docente da UNIPAMPA) e uma escola estadual parceira ao Programa. O subprojeto Matemática prevê, entre suas ações, a elaboração de módulos didáticos empregando recursos diferenciados, oficinas, assim como auxílio de novas tecnologias para as aulas de matemática para as séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Deste modo, é um dos objetivos desse E-book divulgar as ações/atividades desenvolvidas no âmbito do PIBID oportunizando apoio a professores, aos licenciandos e aos pesquisadores no ensinar e aprender matemática e, consequentemente, visa incentivar a leitura/escrita de material bibliográfico científico pelos bolsistas ID. A composição deste E-book, a seguir, é dada pela contribuição de um relato de uma ex- pibidiana quanto suas percepções ao Programa, assim como um relato do diretor e ex-supervisor do Programa da escola parceira. Na sequência são apresentadas e brevemente discutidas os alcances das atividades de ensino desenvolvidas em 2017 no subprojeto. A primeira é o Curso de Verão 2017 e, após, as atividades elaboradas para o ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Registra-se o agradecimento à CAPES pelo fomento às Instituições de Ensino Superior em prol deste Programa até o momento e enaltece-se a continuidade e expansão do mesmo; aos coordenadores de gestão e institucional do PIBID UNIPAMPA assim como os professores colaboradores envolvidos; e aos profissionais do Colégio Estadual São Patrício, escola parceira, pelo acompanhamento e aperfeiçoamento do Programa. |
Abstract: | In March 2014, the activities of the Mathematics Campus Itaqui Subproject began from the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) of the Federal University do Pampa (UNIPAMPA). Currently, it is composed of seventeen initiation scholarships to teaching (ID), two school supervisors/teachers, an area coordinator (professor from UNIPAMPA) and a state school partner to the Program. The Mathematics subproject foresees, among its actions, the elaboration of didactic modules using differentiated resources, workshops, as well as the help of new technologies for the Mathematics classes for the final grades of Elementary School and High School. of this In this way, it is one of the objectives of this E-book to publicize the actions/activities developed within the scope of of PIBID, providing support to professors, undergraduates and researchers in teaching and learn mathematics and, consequently, aims to encourage the reading/writing of material scientific bibliography by ID fellows. The composition of this E-book, below, is given by the contribution of an account of a former pibidiana and their perceptions of the Program, as well as a report by the director and former supervisor of the partner school's Program. The following are presented and briefly discussed the scope of the teaching activities developed in 2017 in the subproject. The first is the Course Summer 2017 and, afterwards, activities designed for teaching and learning mathematics in basic education. Thanks to CAPES for promoting Higher Education Institutions in favor of this Program so far and its continuity and expansion is praised; to the management and institutional coordinators of PIBID UNIPAMPA as well as the teachers employees involved; and professionals from Colégio Estadual São Patrício, a partner school, for monitoring and improving the Program. |
Palavras-chave: | Matemática Educação Didática Math Education Didactics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Citação: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Brasil); CARPES, Patrícia Pujol Goulart (Organizadora). Caderno de matemática: atividades desenvolvidas no âmbito do PIBID. Trabalho docente [ recurso eletrônico]. Torres,RS:Illuminare,2017.Ebook disponível em https://dspace.unipampa.edu.br |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7740 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | Ciências Exatas e da Terra-Livros e Capítulos de Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MATEMATICA_EBOOK.pdf | 3.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.