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Tipo: Dissertação
Título: Escrito nas estrelas: concepções alternativas de estudantes do ensino básico de Uruguaiana/RS sobre astronomia
Título(s) alternativo(s): Written in the stars: alternative conceptions of elemen-tary school students from Uruguaiana/RS about astrono-my
Autor(es): Porto, Camila Thomazi Ruviaro
Primeiro Orientador: Dutra, Carlos Maximiliano
Resumo: A Astronomia é umas das ciências mais antigas da humanidade e faz parte do currículo escolar. Ao longo da Base Comum Curricular (BNCC) encontramos várias inserções de conteúdos relacionados a Astronomia, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Por outro lado, vários estudos emergem a necessidade de verificar quais as concepções alternativas sobre astronomia que os alunos possuem. As concepções alternativas são aquelas ideias que os alunos trazem consigo, que não coincidem com os saberes científicos, também chamadas de “senso comum” ou “ideias errôneas”. As concepções alternativas sobre Astronomia podem ser provenientes da espaços não-escolares, informações populares, erros conceituais em livros didáticos, ou até mesmo de educadores despreparados que acabam repassando desinformações. Com o avanço da tecnologia, os jovens estão submersos em redes sociais e plataformas digitais e são expostos a um grande número de notícias falsas e desinformação, o que acaba reforçando suas concepções alternativas. Esta pesquisa traz como principal objetivo investigar as concepções alternativas em Astronomia nos diferentes níveis da Educação Básica à luz da BNCC, com enfoque no Ensino Fundamental. Para isso foi elaborado e validado um questionário sobre concepções alternativas em Astronomia, com base em alguns questionários já existentes e aperfeiçoado para que abrangesse todos os conteúdos relacionados à Astronomia presentes na BNCC. O público-alvo foram 78 estudantes da educação básica do município de Uruguaiana/RS, de diferentes níveis de Ensino, de escolas que possuem como documento orientador para seu currículo a BNCC. O questionário apresentou 23 perguntas objetivas que foram analisadas estatisticamente e discutida á luz de outros estudos análogos. Os resultados obtidos nessa pesquisa vão ao encontro aos dados obtidos em outras pesquisas da área apontam para fortes concepções alternativas sobre Astronomia que estão enraizadas às ideias dos estudantes e além disso, algumas análises apontam para um estranhamento com alguns conceitos, o que mostra a falta de contato/discussões sobre os referidos temas em sala de aula. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam ser usados para o estabelecimento de novas ferramentas de ensino em Astronomia, visando as principais concepções alternativas afim de saná-las. Ainda, como legado, que os estudos sobre concepções alternativas sejam mais frequentes, as discussões mais endossadas, e as ideias sejam abrilhantadas com informação científica, que além de comtemplar a beleza do cosmos, possam entendê-lo.
Abstract: Astronomy is one of the most ancient sciences of humanity and is part of the school curriculum. Along the Common National Curricular Base (CNCB) we find several insertions of content related to Astronomy, from Elementary School to High School. On the other hand, several studies show the need to verify which are the alternative conceptions about astronomy that the students have. Alternative conceptions are those ideas that students bring with them, which do not coincide with scientific knowledge, also called “common sense” or “mistaken ideas”. Alternative conceptions about astronomy can come from non-school spaces, popular information, conceptual errors in textbooks, or even from unprepared educators who end up passing on misinformation. With the advancement of technology, young people are submerged in social networks and digital platforms and are exposed to a large number of fake news and disinformation, which ends up reinforcing their alternative conceptions. The main objective of this research is to investigate alternative conceptions in Astronomy at different levels of Basic Education in the light of the CNCB, with a focus on Elementary Education. For this, a questionnaire on alternative conceptions in Astronomy was elaborated and validated, based on some existing questionnaires and improved to cover all contents related to Astronomy present in the CNCB. The target audience was 78 basic education students from Uruguaiana/RS, from different levels of education, studying in schools that have BNCC as a guiding document for their curriculum. The questionnaire presented 23 objective questions that were statistically analyzed and discussed in the light of other similar studies. The results agree with the data obtained in other researches in the area, pointing to strong alternative conceptions about Astronomy that are rooted in the students’ ideas and, in addition, some analyzes point to an estrangement with some concepts, which shows the lack of contact/discussions on these topics in the classroom. It is hoped that the results of this research can be used for the establishment of new teaching tools in Astronomy, aiming at the main alternative conceptions in order to remedy them. Still, as a legacy, that studies on alternative conceptions to become more frequent, discussions more endorsed, and ideas enriched with scientific information, which, in addition to contemplating the beauty of the cosmos, can understand it.
Palavras-chave: Astronomia
Concepções Alternativas
Base nacional comum curricular
Ensino básico
Astronomy
Alternative Conceptions
Common National Curriculum Base
Basic Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Citação: PORTO, Camila Thomazi Ruviaro. Escrito nas estrelas: concepções alternativas de estudantes do ensino básico de Uruguaiana/RS sobre astronomia. 106 p. Dissertação (Mestrado – Educação em Ciências: Química Da Vida E Saúde) – Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7739
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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