Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7735
Tipo: Dissertação
Título : Método de planejamento ágil de relações públicas: uma proposta para o centro de tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria
Autor(es): Saraiva, Ivana Cavalcante
Primeiro Orientador: Silva, Marcela Guimarães e
1° Membro da banca: Baccin, Alciane Nolibos
2° Membro da banca: Martins, Tiago Costa
Resumo: Uma necessidade identificada na atuação profissional da pesquisadora motivou a realização desta pesquisa. No contexto em que está inserida há um fluxo contínuo de demandas de Comunicação para uma equipe de poucas pessoas atenderem. Empiricamente já havia uma preocupação em simplificar o processo de planejamento de relações públicas, mas buscando aproximar academia e mercado, estabeleceu-se como objetivo projetar um método de planejamento ágil de relações públicas. As estratégias metodológicas utilizadas foram balizadas pelo método Design Science Research. Primeiro revisamos as metodologias ágeis Scrum, Lean Startup, Lean Inception e Design Sprint, depois os modelos Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada (KUNSCH, 2013), Metodologia da Relação de Relações Públicas (DREYER, 2021), Reflective Communication Scrum e Blocos de desenvolvimento de estratégia de comunicação ágil (RULER, 2015; 2021) e Lean Inception para RP (SANTOS et. al., 2020; 2021). Com base nessa revisão teórica, projetou-se um método de planejamento ágil de relações públicas com ferramentas como formulário, canvas e checklist. Ele foi desenvolvido para que seja fluído, mas depende do tempo das partes envolvidas. Consideramos que o trabalho contribui para que os profissionais da área possam adaptá-lo e utilizar sempre que necessário.
Resumen : A need identified in the researcher's professional work motivated this research. In the context in which the researcher is inserted, there is a continuous flow of Communication demands to be met by a team of few people. Empirically there was already a concern to simplify the public relations planning process, and seeking to bring academic and market closer together, the objective was to design an agile public relations planning method. The methodological strategies used were guided by the Design Science Research method. First we reviewed the agile methodologies Scrum, Lean Startup, Lean Inception and Sprint Design, then the models Planning public relations in integrated communication (KUNSCH, 2013), Methodology of the Public Relations Relationship (DREYER, 2021), Reflective Communication Scrum and Development Blocks of agile communication strategy (RULER, 2015; 2021) and Lean Inception for RP (SANTOS et. al., 2020; 2021). Based on this theoretical review, an agile public relations planning method was developed with tools such as form, canvas and checklist. It was developed to be fluid, but considering the time of the parties involved. We consider that the work contributes so that professionals in the area can adapt it and use it whenever necessary.
Palabras clave : Planejamento
Relações Públicas
Comunicação
Planning
Public relations
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
Citación : SARAIVA, Ivana Cavalcante. Método de planejamento ágil de relações públicas: uma proposta para o centro de tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria. 2022. 92 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7735
Fecha de publicación : 13-sep-2022
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ivana Cavalcante Saraiva 2022.pdf2.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.