Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7694
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A ruptura do padrão feminino nas personagens das obras O Quinze de Rachel de Queiroz e São Bernardo de Graciliano Ramos
Autor(es): Alencar, Thifane Oliveira de
Primeiro Orientador: Kelm, Miriam Denise
1° Membro da banca: Kelm, Miriam Denise
2° Membro da banca: Medeiros, Vera Lúcia Cardoso
3° Membro da banca: Rego, Zíla Letícia Goulart Pereira
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar as protagonistas das obras O Quinze de Rachel de Queiroz e São Bernardo de Graciliano Ramos, para compreender de que maneira as personagens rompem com o padrão feminino do início do século XX no cenário do sertão brasileiro. A partir disso, se discute as obras pela perspectiva histórica do Nordeste do país e pela perspectiva de gênero, com o suporte na literatura comparada para fins de produzir uma comparação justa e igualitária entre ambos os romances. Utilizou-se como apoio teórico autores como Alfredo Bosi, Maria Lúcia Rocha-Coutinho, Tânia Carvalhal, Nelson Werneck Sodré, Marx e Engels e Djamila Ribeiro. Assim é possível analisar a representatividade feminina, principalmente no cenário nordestino, acerca das problemáticas sociais e os discursos militantes durante a trajetória das personagens femininas, com foco nas protagonistas. Além de ser possível analisar a opressão masculina, as diferenças de classes e a importância do magistério para a emancipação feminina. Sendo assim, pretendeu-se ressaltar a relevância dos discursos de igualdade de gênero e de classes em obras literárias, principalmente sob a ótica feminina.
Resumen : This research aims to analyze the protagonists in the works O Quinze by Rachel de Queiroz and São Bernardo by Graciliano Ramos, to understand in what way the characters break with the feminine standard of the beginning od the 20th century in the Brazilian backlands scenario. From this, the works are discussed from the historical perspective of the Northeast of the country and the gender perspective, with the support in comparative literature for the purpose of producing a fair ande qual comparison between both novels. We used as theoretical support author such as Alfredo Bosi, Maria Lúcia Rocha-Coutinho, Tânia Carvalhal, Nelson Werneck Sodré, Marx and Engels, and Djamila Ribeiro. Thus, it is possible to analyse the female representation especially in the northeastern scenario, about the social problems and the militant speeches during the trajectory of the female characters, focusing on the protagonists. Besides being possible to analyze male oppression, class differences and the importance of teaching for female emancipation. Thus, it was intended to highlight the relevance of the discourses of gender and class equality in literary works, especially from the female point of view.
Palabras clave : Padrão Feminino
Igualdade de Gêneros
Literatura Brasileira
Literatura Comparada
Literatura Nordestina
Female Pattern
Gender Equality
Brazilian Literature
Comparative Literature
Northeastern Literature
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citación : ALENCAR, Thifane Oliveira de. A ruptura do padrão feminino nas personagens das obras O Quinze de Rachel de Queiroz e São Bernardo de Graciliano Ramos. 68 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7694
Fecha de publicación : 12-ago-2022
Aparece en las colecciones: Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_II_THIFANE_ALENCAR_CAPITULO_VERSAO_FINAL_2__2_.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.