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dc.contributor.advisor1Alves, Marcelo Mayora-
dc.creatorPereira, Laura Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-10-13T16:30:38Z-
dc.date.available2022-10-13T16:30:38Z-
dc.date.issued2022-08-04-
dc.identifier.citationPEREIRA, Laura Gonçalves. Direito e Rap: a desigualdade racial pela voz de Djonga. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7673-
dc.description.abstractThe present work has as main objective to identify in the songs of the album “Ladrão” (2019) by the rapper from Minas Gerais Djonga, elements that denounce racial inequality in Brazilian society. The discussion about the violence that black people suffer in the country is necessary, since Brazil had its history built on the slavery of black and indigenous people, and, as a result of these violences, these same people currently suffer through racial prejudice. , police violence, social exclusion and structural racism. Over time, RAP has been claiming, fighting and gaining spaces that were historically denied to black and peripheral people. In view of this, the Brazilian social context was approached from the racial perspective, and thus, the importance of the RAP as a complaint mechanism was demonstrated. In addition, a parallel was made with the concept of Necropolitics developed by Achille Mbembe. Thus, from the analysis carried out, it was possible to conclude that the RAP is a strong instrument to resist the system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectRAPpt_BR
dc.subjectDesigualdade Racialpt_BR
dc.subjectNecropolíticapt_BR
dc.subjectDjongapt_BR
dc.subjectLawpt_BR
dc.subjectRacial inequalitypt_BR
dc.subjectNecropoliticspt_BR
dc.titleDireito e Rap: a desigualdade racial pela voz de Djongapt_BR
dc.title.alternativeLaw and Rap: racial inequality through the voice of Djongapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1288313303516264pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4677068855065531pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Marta Iris Camargo Messias da-
dc.contributor.referee2Albrecht, Diego Alan Schöfer-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4634731599262140pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7525976996261066pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal identificar nas músicas do álbum “Ladrão” (2019) do rapper mineiro Djonga, elementos que denunciam a desigualdade racial na sociedade brasileira. A discussão sobre as violências que as pessoas negras sofrem no país é necessária, uma vez que o Brasil teve sua história construída em cima da escravidão do povo preto e indígena, e, como resultado dessas violências, atualmente essas mesmas pessoas sofrem através do preconceito racial, a violência policial, a exclusão social e o racismo estrutural. Com o passar do tempo, o RAP vem reivindicando, lutando e ganhando espaços que foram historicamente negados às pessoas negras e periféricas. À vista disso, foi abordado o contexto social brasileiro a partir da perspectiva racial, e assim, demonstrou-se a importância do RAP como mecanismo de denúncia. Além disso, foi feito um paralelo com o conceito de Necropolítica desenvolvido por Achille Mbembe. Desse modo, a partir da análise feita, foi possível concluir que o RAP é um forte instrumento para resistir ao sistema.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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