Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7668
Tipo: | Dissertação |
Título: | O processo ensino-aprendizagem da criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade no contexto familiar |
Título(s) alternativo(s): | The teaching-learning process of children with attention deficit hyperactivity disorder in the family context |
Autor(es): | Flores, Jeane Coelho |
Primeiro Orientador: | Puntel, Robson Luiz |
Resumo: | O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) vem sendo estudado de maneira crescente em todas as áreas, pois são percebidos na criança com o diagnóstico, além das características de TDAH, problemas atitudinais, de autoestima, baixa motivação e dificuldades de aprendizagem. Dessa forma, este estudo pretendeu enfocar uma das áreas de convívio da criança que é o contexto familiar e o processo ensino-aprendizagem dentro desse meio. Isto posto, entende-se que esse tema tem grande relevância, já que a família deve auxiliar a criança nas atividades vindas da escola e contribuir assim para seu desenvolvimento cognitivo. O presente estudo de natureza qualitativa teve como objetivo principal investigar contribuições sobre o tema TDAH e a aprendizagem dessa criança, de anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto familiar, na rede pública municipal de Uruguaiana-RS. Para tanto, a proposta deste estudo foi realizada em duas etapas: Na primeira, realizamos uma revisão sistemática, analisando estudos científicos entre 2016 a 2021 que apresentassem contribuições sobre o TDAH e o processo ensino-aprendizagem da criança com o transtorno nos ambientes escolar e familiar. Na segunda etapa, investigamos as percepções relativas às dificuldades no processo ensinoaprendizagem dessas crianças e as estratégias utilizadas para ensinar no contexto familiar. Assim, através de pesquisa bibliográfica, aplicação de um questionário on-line para os responsáveis pelas crianças e após uma roda de conversa virtual pela Plataforma do Google Meet respondemos os objetivos específicos. Ainda, a organização e análise de todos esses dados foram feitas através da Análise de Conteúdo. Destacamos, aqui, que esse estudo proporcionou uma visão mais ampla sobre o TDAH. De fato, nossos resultados mostram que no decorrer de vários anos houve várias mudanças em relação ao nome do transtorno e que ele é considerado um problema mental. Mais, quando em sala, os professores devem ter cuidado em estabelecer a diferença entre hiperatividade e indisciplina, visto que às vezes, a primeira recomendação é que o médico seja procurado. A família e a escola devem agir em conjunto para que a criança seja incluída, pois infelizmente nas duas instâncias, ainda encontramos muita exclusão. Percebemos que a incidência do TDAH é maior em meninos, não afeta a inteligência da criança e as dificuldades no contexto familiar foram elencadas em comportamentais, de relacionamento interpessoal e habilidades. Por fim, com relação às estratégias constatamos que os responsáveis utilizam jogos, ludicidade, rotinas e o reforço, de maneira mais contundente para realização das tarefas vindas da escola. Isto, quando os pais conseguem ensinar seus filhos, caso contrário, as atividades retornam à escola sem serem feitas. Diante o exposto, entendemos que esse estudo proporcionou uma maior compreensão a respeito do transtorno e de como aconteceu a aprendizagem dessas crianças. Além disso, trouxe 9 resultados que nos permitem entender melhor sobre as dificuldades de ensinar e sobre as estratégias utilizadas pela família no que concerne ao processo ensino-aprendizagem das crianças com TDAH no contexto familiar. |
Abstract: | Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) has been increasingly studied in all areas, as, in addition to the characteristics of ADHD, are perceived in the child with the diagnosis attitudinal problems, low self-esteem, low motivation and learning difficulties. Thus, this study aimed to focus on one of the areas where children live, which is the family context and the teaching-learning process within this environment. That said, it is understood that this topic has great relevance, since the family must help the child in activities coming from school and thus contribute to their cognitive development. The main objective of this qualitative study was to investigate contributions on the topic of ADHD and the learning of this child, in the early years of Elementary School, in the family context, in the municipal public network of Uruguaiana-RS. Therefore, the purpose of this study was carried out in two stages: In the first, we carried out a systematic review, analyzing scientific studies between 2016 and 2021 that presented contributions on ADHD and the teaching-learning process of children with the disorder in school and family environments. In the second stage, we investigated the perceptions related to the difficulties in the teaching-learning process of these children and the strategies used to teach in the family context. Thus, through bibliographic research, application of an online questionnaire for those responsible for the children and after a virtual conversation circle through the Google Meet Platform we answered the specific objectives. Still, the organization and analysis of all these data were done through Content Analysis. We emphasize here that this study provided a broader view of ADHD. In fact, our results show that over the course of several years there have been several changes regarding the name of the disorder and that it is considered a mental problem. Moreover, when in the classroom, teachers must be careful to establish the difference between hyperactivity and indiscipline, since sometimes the first recommendation is that a doctor is sought. The family and the school must act together so that the child is included, because unfortunately in both instances, we still find a lot of exclusion. We noticed that the incidence of ADHD is higher in boys, it does not affect the child’s intelligence and difficulties in the family context were listed in behavioral, interpersonal relationships and skills. Finally, with regard to strategies, we found that those responsible use games, playfulness, routines and reinforcement, in a more forceful way to carry out the tasks coming from the school. This, when parents manage to teach their children, otherwise, activities return to school without being done. Given the above, we believe that this study provided a greater understanding of the disorder and how these children learned. In addition, it brought results that allow us to better understand the difficulties of teaching and the strategies used by the family regarding the teaching-learning process of children with ADHD in the family context. |
Palavras-chave: | Learning Child Family ADHD Aprendizagem Criança Família TDAH |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Citação: | FLORES, Jeane Coelho. O processo ensino-aprendizagem da criança com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade no contexto familiar. 103 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7668 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JEANE COELHO FLORES.pdf | 2.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.