Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7623
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Proposta de uma linguagem composicional visual para ensino de programação |
Autor(es): | Silva, Marina Silva da |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Ana Paula Lüdtke |
1° Membro da banca: | Ferreira, Ana Paula Lüdtke |
2° Membro da banca: | Piovesan, Sandra Dutra |
3° Membro da banca: | Camargo, Sandro da Silva |
Resumo: | Os primeiros semestres dos cursos de graduação na área de Computação tendem a apresentar maiores índices de reprovação e de retenção de alunos. Disciplinas de introdução à programação contribuem para esses índices. Uma das dificuldades enfrentadas pelos alunos nessas disciplinas é o foco em aspectos operacionais da solução de problemas, associado às linguagens que seguem o paradigma imperativo, gerando um excessivo esforço na correção de erros de sintaxe. Este trabalho busca apresentar a linguagem Pandora, uma proposta de linguagem funcional visual composicional voltada para o ensino de programação, focada nos aspectos semânticos da resolução de problemas e na composição de soluções a partir de soluções previamente elaboradas. A linguagem foi definida formalmente utilizando uma gramática de grafos e possui foco em facilitar o reuso de código. Pandora é composta por blocos coloridos com símbolos identificadores, o que a torna acessível a estudantes de diversas faixas etárias. A linguagem pode ser utilizada para o ensino de lógica de programação, algoritmos e linguagens funcionais, além de poder ser usada no ensino de Matemática, com suporte computacional ou com atividades desplugadas. |
Abstract: | The first semesters of undergraduate courses in the field of Computing tend to have higher failure and student retention rates. Introductory programming courses contribute to these indexes. One of the difficulties students face in these disciplines is the excessive focus on operational aspects of problem-solving, associated with languages that follow the imperative paradigm, generating an exaggerated effort to correct syntax errors. This work seeks to present the language Pandora, a proposal for a functional visual compositional language aimed at teaching programming, focused on the semantic aspects of problem-solving and on the composition of solutions from previously elaborated solutions. The language was formally defined using a typed graph grammar and focuses on facilitating code reuse. Pandora is composed of coloured blocks with identifying symbols, making it accessible to students of different age groups. The language intends to facilitate teaching programming logic, algorithms, functional languages, in addition to being used for teaching Mathematics, with computational support or with unplugged activities. |
Palavras-chave: | Linguagens de programação Linguagens visuais Ensino de algoritmos Educação em Computação Programming languages Visual programming languages Algorithms teaching Computing education |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | SILVA, Marina Silva da. Proposta de uma linguagem composicional visual para ensino de programação. 69p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia da Computação) – Universidade Federal do Pampa, Curso de Ciência da Computação, Bagé, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7623 |
Data do documento: | 2-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Engenharia de Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
marina_finalizado.pdf | 4.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.