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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: A validação de diplomas estrangeiros nas faixas de fronteira do Rio Grande do Sul
Autor(es): Menuzzi, Sandra Micheli Greff
Primeiro Orientador: Pinto, Muriel
1° Membro da banca: Nogueira, Carmen Regina Dorneles
2° Membro da banca: Dorfmann, Adriana
3° Membro da banca: Gomes, Daniel Gualberto
Resumo: Este trabalho tem como temática a validação de diplomas estrangeiros em cidades de fronteira do Rio Grande do Sul. A definição legal para a validação está presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sendo a Plataforma Carolina Bori a ferramenta utilizada pelos acadêmicos para realizar os trâmites necessários à validação no Brasil. As Universidades aderentes à Plataforma realizam a análise dos processos e seu deferimento, sendo a validação de diplomas um tema da internacionalização do ensino superior. As cidades de fronteira são o enfoque desta pesquisa, tendo em vista possuir universidades que validam diplomas estrangeiros, além de estarem em maior proximidade física, jurídica e cultural com os países vizinhos, ainda, o acordo do Mercosul prevê ações voltadas a seu eixo de gerar e difundir conhecimento, onde têm como objetivos específicos a promoção e investigação intrarregionais que tenham por objeto a problemática da área da educação superior no Mercosul e a contribuição para a integração regional. Dessa forma, busca-se esclarecer como a política de democratização e interiorização do ensino superior em faixas de fronteira do Rio Grande do Sul está contribuindo com o processo de validação de diplomas realizados no estrangeiro. Para responder ao objetivo proposto foram coletados e analisados dados de três Universidades de fronteira, além do desenvolvimento de um seminário técnico-profissional, com atores institucionais do Mercosul, o que possibilitou a discussão da internacionalização do ensino a fim de cumprir os objetivos do plano de ação do Mercosul, a discussão das dificuldades enfrentadas e das ações que os países vêm desenvolvendo para a validação de diplomas. Como resultados finais concluiu-se que algumas ações pontuais realizadas pelos atores institucionais dos países podem facilitar a integração regional, dentre elas, a possibilidade de diminuição do tempo dos processos institucionais, acordos automáticos para algumas universidades, apresentação dos trabalhos por competência e não carga horária, formação das comissões avaliadoras.
Abstract: The present study has as theme the foreign diploma validation in border cities in Rio Grande do Sul. The legal definition for this validation is featured on the Law of Directives and Bases of National Education (LDB). Carolina Bori Platform is the tool used by the students to carry out the protocols required for the validation in Brazil. The acceding universities carry out the processes analyze and their approval, as the diploma validation is a higher education internationalization theme. The border cities are the major focus of this study keeping in sight the number of universities that validate foreign diplomas, in addition to the physical, legal and cultural proximity to bordering countries. Furthermore, Mercosur agreement contemplates actions directed to its pillar of generating and disseminating knowledge, where there are as specific goals the intraregional promotion and investigation that objective the problematic of Mercosur higher education area and the contribution to the regional inclusion. Therefore, this study seeks to clarify how the policies of higher education democratization and interiorization in Rio Grande do Sul borders are contributing to the foreign diploma validation process. To answer to the proposed objective data of three universities was collected and a technical-professional seminary carried out with the participation of Mercosur institutional actors which made possible the discussion about education internationalization aiming the accomplishment of Mercosur action plan objectives, the discussion about the difficulties faced and the actions the countries have been developing for the diploma validation. As final results it was possible to conclude that some specific actions carried out by the countries institutional actors may facilitate regional integration, among them the possibility of reducing institutional processing time, automatic agreement for some universities, presentation of works by competence and not hourly load and the creation of assessing commissions.
metadata.dc.subject: Ensino superior - Certificados e licenças
Política pública
Educação
Higher education - Certificates and licences
Public policy
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Políticas Públicas
metadata.dc.identifier.citation: MENUZZI , Sandra Micheli Greff. A validação de diplomas estrangeiros nas faixas de fronteira do Rio Grande do Sul. 2022. 97 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7593
metadata.dc.date.issued: 27-Jun-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Políticas Públicas

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Sandra Micheli Greff Menuzzi 2022.pdf3.81 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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