Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7566
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Propagandas audiovisuais da ABERT: Uma análise sobre a acessibilidade de pessoas surdas
Autor(es): Rosa, Joana Fraga da
Primeiro Orientador: Thier, Roberta Roos
1° Membro da banca: Pereira, João Antônio Gomes
2° Membro da banca: Salbego, Juliana Zanini
Resumo: A propaganda carrega um mundo de arte, ideias, identidades, emoção e razão. Todos esses conceitos são essenciais para a compreensão da mensagem que a publicidade intenciona passar. Mas, para que todos esses elementos façam sentido no processo comunicacional, é necessário pensar na acessibilidade da informação. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar como as pessoas com deficiência auditiva conseguem compreender as propagandas audiovisuais da ABERT. O desenvolvimento metodológico está baseado na pesquisa de recepção com entrevista em profundidade e revisão bibliográfica. Como principal resultado da investigação está a carência de acessibilidade e o pouco entendimento da comunidade surda à publicidade audiovisual da ABERT, objeto de estudo do presente trabalho.
Abstract: Advertising carries a world of art, ideas, identities, emotion and reason. All these concepts are essential for understanding the message that advertising is intended to convey. But for all these elements to make sense in the communication process, it is necessary to think about the accessibility of information. Therefore, the objective of this work is to analyze how people with hearing impairment are able to understand ABERT's audiovisual advertisements. The methodological development is based on reception research with in-depth interviews and literature review. The main result of the investigation is the lack of accessibility and the deaf community's little understanding of ABERT's audiovisual advertising, object of study of this work.
Palavras-chave: Comunicação
Pessoas com deficiência - Meios de comunicação
Projeto de acessibilidade
Recursos audiovisuais
Pessoas com deficiência auditiva
Communication
People with disabilities - Media
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: ROSA, Joana Fraga da. Propagandas audiovisuais da ABERT: Uma análise sobre a acessibilidade de pessoas surdas. 2022. 41 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7566
Data do documento: 12-Ago-2022
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joana Fraga da Rosa 2022.pdf754.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.