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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7553
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Comportamento de consumo de periféricos gamers por jogadores de CS:GO: estudo exploratório sobre a situação na fronteira oeste do Rio Grande do Sul |
Autor(es): | Vigo, Humberto Demoly |
Primeiro Orientador: | Santor, Fernando Silva |
1° Membro da banca: | Pereira, João Antônio Gomes |
2° Membro da banca: | Salbego, Juliana Zanini |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é explorar o comportamento de consumo de periféricos gamers por jogadores de Counter-Strike: Global Offensive, recortando para adultos da faixa etária de 20 a 29 anos, que residem na fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul e assistem Twitch. Na revisão de literatura, foram abordados temas como comportamento do consumidor e os fatores de influência, os estágios de compra do consumidor, a persona, a compreensão do universo gamer (o gamer, o jogo e a Twitch), o que é varejo, e-commerce (lojas virtuais), quais são os periféricos gamers e seus atributos importantes. O trabalho foi executado com uma pesquisa qualitativa através de entrevistas em profundidade com jogadores de CS:GO. As entrevistas foram realizadas durante o mês de junho. A partir das respostas dos entrevistados, foi identificado que o jogador de CS:GO opta por periféricos gamers buscando melhorar o seu desempenho e experiência nos jogos. Ele tem preferência por realizar a compra desses periféricos em lojas virtuais. Os streamers da Twitch influenciam o comportamento de consumo do jogador casual de CS:GO, enquanto os jogadores profissionais de CS:GO influenciam o comportamento de consumo do jogador hardcore. O jogador de CS:GO considera como periférico gamer mais importante o mouse, seguido do mousepad, teclado, monitor e headset, em ordem. O jogador que se considera casual opta na compra por periféricos gamers custo-benefício. O jogador hardcore também procura pelo custo-benefício, porém, pelo menos no mouse, vai procurar o periférico gamer que entregue um desempenho superior ao custo-benefício. As experiências passadas de amigos e os reviews no Youtube são muito utilizados pelos gamers como fonte de busca de informações. |
Resumen : | The objective of this work is to explore the consumption behavior of gamers peripherals by players of Counter-Strike: Global Offensive, clipping for adults in the age group of 20 to 29 years, who reside in the western border of the state of Rio Grande do Sul and watch Twitch. In the literature review, topics such as consumer behavior and the influencing factors, the consumer buying stages, the persona, the understanding of the gamer universe (the gamer, the game, and Twitch), what is retail, e-commerce (virtual stores), what are the gamer peripherals and their important attributes were addressed. The work was executed with a qualitative research through in-depth interviews with CS:GO gamers. The research was conducted in June. From the interviewees' answers, it was identified that the CS:GO player opts for gamers peripherals seeking to improve their performance and gaming experience. They prefer to purchase these peripherals at online stores. Twitch streamers influence the consumption behavior of the casual CS:GO player, while professional CS:GO players influence the consumption behavior of the hardcore player. The CS:GO player considers the mouse as the most important gamer peripheral, followed by the mousepad, keyboard, monitor and headset, in order. The player who considers himself casual opts to purchase by peripheral gamers cost-effective. The hardcore player also looks for the cost-benefit, but at least on the mouse, will look for the gamer peripheral that delivers superior cost-benefit performance. Past experiences of friends and reviews on Youtube are widely used by gamers as a source of information search. |
Palabras clave : | Publicidade Jogadores de videogames Bens de consumo Jogos eletrônicos Vídeogames Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) Advertising Video game players |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Citación : | VIGO, Humberto Demoly. Comportamento de consumo de periféricos gamers por jogadores de CS:GO: estudo exploratório sobre a situação na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. 2022. 119 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7553 |
Fecha de publicación : | 11-ago-2022 |
Aparece en las colecciones: | Publicidade e Propaganda |
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