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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7523
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Análise da fadiga em materiais heterogêneos utilizando a peridinâmica |
Autor(es): | Carvalho, João Vitor |
Primeiro Orientador: | Friedrich, Leandro |
Resumo: | Sabe-se que a grande maioria dos componentes mecânicos utilizados atualmente estão submetidos a tensões e deformações cíclicas e, portanto, podem sofrer uma degradação ou até a falha devido a um fenômeno chamado de fadiga. A fadiga tem como característica o colapso inesperado do material, e em materiais com características quase frágeis esse problema pode ser maximizado devido a heterogeneidade inerente do material, por isso seu estudo se faz necessário. O estudo experimental clássico da fadiga utiliza diversas considerações para apresentar um resultado da vida em fadiga seguro, porém as simulações numéricas tem se tornado uma ferramenta cada vez mais utilizada para ajudar na previsão da vida em fadiga de componentes. Visto isso, no presente trabalho utiliza-se a peridinâmica para simular o fenômeno da fadiga, aproveitando a característica da aleatoriedade para alcançar estimativas de vida em fadiga e a falha em materiais heterogêneos. Neste trabalho se utilizará exemplos de componentes com trincas pré existentes para estudar a propagação das mesmas, respeitando as formulações originais das ferramentas que a peridinâmica fornece para estimar a vida em fadiga de acordo com a lei de Paris. Entre os resultados que provam a eficácia da peridinâmica como ferramenta para o estudo da vida em fadiga tem-se que os diferentes níveis de tensão aplicados na placa plana forneceram valores distintos de vida em fadiga, a curva obtida pela Lei de Paris segue o padrão esperado pela teoria e o parâmetro que causou a maior variação da vida em fadiga da placa plana foi o coeficiente de variação (CV) que está ligado com a heterogeneidade do material. Palavras-Chave: Fadiga, peridinâmica, lei de Paris. |
Abstract: | It is known that the vast majority of the mechanical components currently used are subjected to cyclic stresses and strains and, therefore, can suffer degradation or even failure due to a phenomenon called fatigue. Fatigue is characterized by the unexpected collapse of the material, and in materials with heterogeneous characteristics this problem can be maximized due to the inherent heterogeneity of the material, so its study is necessary. The classic experimental study of fatigue uses several considerations to present a reliable fatigue life result, but numerical simulations have become an increasingly used tool to help predict the fatigue life of components. In view of this, in the present work peridynamics is used to simulate the phenomenon of fatigue, taking advantage of the characteristic of randomness to reach estimates of fatigue life and failure in heterogeneous materials. In this work, examples of components with pre-existing cracks will be used to study their propagation, respecting the original formulations of the tools that peridynamics provides to estimate fatigue life according to the Paris law. Among the results that prove the effectiveness of peridynamics as a tool for the study of fatigue life, the different stress levels applied to the flat plate provided different values of fatigue life, the curve obtained by the Paris Law follows the expected pattern. by theory and the parameter that caused the greatest variation in the fatigue life of the flat plate was the coefficient of variation (CV) which is linked to the heterogeneity of the material. Keywords: Fatigue, peridynamics, Paris law. |
metadata.dc.subject: | Engenharia mecânica Fadiga Deformações e tensões Mechanical Engineering Fatigue Strains and stresses |
CNPQ: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
metadata.dc.identifier.citation: | CARVALHO, João Vitor. Análise da fadiga em materiais heterogêneos utilizando a peridinâmica. Orientador: Leandro Friedrich. 2022. 47p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de mecânica, Alegrete, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7523 |
metadata.dc.date.issued: | 15-Aug-2022 |
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João Vitor Carvalho - 2022.pdf | 2.35 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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