???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7495
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Bebidas Alcoólicas: uma abordagem CTS no contexto de ensino remoto de Química
Autor(es): Welke, Morgana
Primeiro Orientador: Firme, Márcia Von Frühauf
1° Membro da banca: Firme, Márcia Von Frühauf
2° Membro da banca: Lindemann , Renata Hernandez
3° Membro da banca: Gay, Débora Simone Figueredo
Resumo: É possível identificar diferentes olhares para a temática que envolve as bebidas alcoólicas, pois ao mesmo tempo em que são classificadas como drogas lícitas, ocasionando um elevado número de óbitos anualmente em esfera global, também possuem papel significativo nos lucros das indústrias e do comércio de destilados e fermentados, além de fazerem parte da cultura intrínseca de boa parte das sociedades, sendo popularmente encontradas em eventos e celebrações. Portanto, verifica-se que este tema científico-social tem seus dois lados, ou seja, há diferentes formas de interpretá-lo, tornando-se adequado para o ensino utilizando abordagem CTS (sigla para Ciência, Tecnologia e Sociedade) segundo Santos apud Ramsey (2008). Esta é uma forma de verificar que o desenvolvimento econômico, cultural e tecnológico estão diretamente interligados, possibilitando ao aluno refletir sobre um tema controverso de seu dia-a-dia. Em vista disso, o presente trabalho refere-se a um estudo de caso que tem como objetivo geral: problematizar e discutir, a partir de uma intervenção de ensino remoto, a temática bebidas alcoólicas no âmbito CTS para uma turma de Química Geral do curso de Licenciatura em Química de uma instituição pública de ensino superior. O trabalho balizou-se em três etapas principais: 1) Definição do foco de estudo, 2) Coleta de dados e 3) Análise sistemática dos dados e visou abordar uma situação-problema envolvendo a produção e o consumo de bebidas alcoólicas no decorrer de 4 encontros remotos. Os resultados obtidos a partir da intervenção demonstraram que a prática foi significativa no sentido de fomentar a busca e a construção de argumentos por parte dos estudantes que participaram, na medida em que estes se dispuseram a idealizar soluções e trabalhar em equipes na tentativa de remediar a problemática proposta. Constatando assim, a internalização de conhecimentos químicos e manifestação de pensamento crítico nos discursos, que envolviam questões científico-tecnológicas, sociais e ambientais a respeito da temática bebidas alcoólicas.
Abstract: It is possible to identify different views about the thematic that involves alcoholic beverages, because at the same time that they are classified as licit drugs, causing a high number of deaths annually in the global sphere, they also play a significant role in the profits of the industries and trade of distilled and fermented drinks, in addition to being part of the intrinsic culture of most societies, being popularly found in events and celebrations. Therefore, it appears that this scientific-social theme has two sides, that is, there are different ways to interpret it, making it suitable for teaching using the STS approach (acronym for Science, Technology and Society) according to Santos apud Ramsey (2008). This is a way of verifying that economic, cultural and technological development are directly intertwined, enabling students to reflect on a controversial topic that is part of their daily lives. In view of this, the present work refers to a case study that has as its general objective: to problematize and discuss, based on a remote teaching intervention, the theme of alcoholic beverages in the STS scope for a General Chemistry class of the Degree in Chemistry from a public institution of Higher Education. The work was based on three main stages: 1) Definition of the study focus, 2) Data collection and 3) Systematic analysis of the data and aimed to address a problem-situation involving the production and consumption of alcoholic beverages during 4 remote encounters. The results obtained from the intervention demonstrated that the practice was significant in order to encourage the search and construction of arguments by the students who participated, insofar as they were willing to devise solutions and work in teams in an attempt to remedy the problematic proposal. Noting thus, the internalization of chemical knowledge and manifestation of critical thinking in the speeches, which involved scientific technological, social and environmental issues regarding the theme of alcoholic beverages.
metadata.dc.subject: CTS
Bebidas alcoólicas
Situação-problema
Alcoholic Beverages
Problem-situation
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: WELKE, Morgana. Bebidas Alcoólicas: uma abordagem CTS no contexto de ensino remoto de Química. 68 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7495
metadata.dc.date.issued: 4-Dec-2020
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Química

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Morgana_Welke_2020_.pdf916.92 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???