Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7494
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Curso de nivelamento em química: uma experiência de formação docente no contexto do ensino remoto emergencial |
Autor(es): | Santos Filho, Carlos Alberto Soares dos |
Primeiro Orientador: | Martins , Márcio Marques |
Coorientador: | Gay, Debora Simone Figueredo |
1° Membro da banca: | Martins , Márcio Marques |
2° Membro da banca: | Gay, Debora Simone Figueredo |
3° Membro da banca: | Wenzel , Judite Scherer |
4° Membro da banca: | Firme, Márcia von Frühauf |
Resumo: | No momento em que este trabalho foi produzido, vivíamos em um período muito marcante da história mundial, a Pandemia da COVID-19. Enquanto não eram produzidas e comercializadas vacinas para a prevenção desta doença, o modo mais eficaz para impedir a propagação do vírus responsável foi o distanciamento/isolamento social, devido a este fator, diversos setores da sociedade tiveram que se adaptar a uma nova forma de viver, trabalhar e estudar tendo como principal mediador e possibilitador destas duas últimas: a tecnologia. A Universidade Federal do Pampa, onde este trabalho foi desenvolvido, teve que interromper suas atividades presenciais desde março, deste modo, adotando o modelo de ensino remoto emergencial. Este trabalho de conclusão de curso apresenta os resultados da experiência de um licenciando em Química pela Universidade Federal do Pampa campus Bagé - Rio Grande do Sul, enquanto bolsista de um curso de nivelamento em química ofertado por chamada interna pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade, durante o período de isolamento social causado pela pandemia. O seguinte trabalho de caráter qualitativo ocorreu no período de maio a novembro de 2020 e traz a análise do relato de experiência sobre a formação inicial de um docente diante da superação das adversidades e desafios impostas pela quarentena e soluções encontradas em plataformas online e softwares para o desenvolvimento do curso de nivelamento. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo relatar as experiências de constituição docente obtidas durante o ensino remoto e traçar um perfil dos concluintes do curso. |
Abstract: | By the time this work was produced, we lived in a very remarkable period of world history, the Pandemic of COVID-19. While vaccines were not produced and commercialized to prevent this disease, the most effective way to prevent the spread of the responsible virus was distancing/social isolation, due to this factor, several sectors of society had to adapt to a new way of living, work and study with the primary mediator and enabler of these last two: technology. The Universidade Federal do Pampa, where this work was developed, had to interrupt its on-site activities since March, thus adopting the model of emergency remote education. This course conclusion paper presents the results of the experience of a graduate student in chemistry from the Universidade Federal do Pampa campus Bagé - Rio Grande do Sul, as a scholarship in a chemistry leveling course offered by an internal call by the Pro-Rectory of Graduation at the university during the period of social isolation caused by the pandemic. The following work, of a qualitative character, took place from May to November 2020, and gives an experience report on the initial training of a teacher in view of overcoming barriers and challenges imposed by quarantine and solutions found in online platforms and software for the development of the leveling course. In this context, the research aims to relate the constitution of teaching experience gained during remote teaching and draw a profile of graduates of the course. |
Palavras-chave: | Ensino remoto emergencial Tecnologias digitais de informação e comunicação Ensino de química Emergency remote education Digital information and communication technologies Chemistry teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citação: | SANTOS FILHO, Carlos Alberto Soares dos. Curso de nivelamento em química: uma experiência de formação docente no contexto do ensino remoto emergencial . 57 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7494 |
Data do documento: | 2-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Carlos_Alberto_Soares_dos_Santos_Filho_2020.pdf | 2.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.