Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7453
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Um, dois, feijão com arroz; três, quatro, TCC no prato: a relevância das parlendas para a formação do leitor
Autor(es): Viana, Roberta Lisboa
Primeiro Orientador: Stein, Jorama de Quadros
1° Membro da banca: Stein, Jorama de Quadros
2° Membro da banca: Camillo, Leila Bom
3° Membro da banca: Richter, Marcela Wanglon
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir a respeito da relevância das parlendas na formação do leitor. Esperamos contribuir com uma reflexão voltada para o trabalho com parlendas na educação infantil e na alfabetização de crianças no primeiro ciclo do ensino. Para tanto, fazemos um resgate dessa cultura, enquanto parte do nosso folclore; em seguida caracterizamos o gênero parlenda e apresentamos sua circulação na educação básica, refletindo sobre caminhos e possibilidades de trabalho com esse gênero. A metodologia foi qualitativa, com predomínio de revisão bibliográfica. O aporte teórico deste trabalho fundamenta-se em Cosson (2021) e Riter (2019). A coleta de dados se deu através de entrevistas com professoras de educação infantil. As entrevistas foram realizadas com o intuito de melhor compreender o trabalho escolar com as parlendas para partir a discussão teórica do conhecimento de campo. Concluímos que as parlendas podem ter um papel importante no processo de alfabetização não só pela sua proximidade com o discurso da criança, mas também porque permite a ela a conquista da linguagem, sem falar que a ludicidade das parlendas ajuda a desenvolver a pronúncia de alguns fonemas, a ampliar a consciência fonológica e o universo cultural e de socialização do aluno.
Resumen: Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre la relevancia de las cantigas en la formación del lector. Esperamos contribuir con una reflexión centrada en el trabajo con las cantigas en la educación infantil y en la alfabetizacíon de los niños del primer ciclo educativo. Para eso, rescatamos esta cultura como parte de nuestro folclore; luego caracterizamos el género cantiga y presentamos su circulación en la educación básica, reflexionando sobre formas y posibilidades de trabajar con este género. La metodología fue cualitativa, con predominio de la revisión bibliográfica. La fundamentación teorica es Cosson (2021) y Riter (2019). La recolección de datos se realizó a través de entrevistas con docentes de primera infancia. Las entrevistas se realizaron con el fin de comprender mejor el trabajo escolar con las cantigas y iniciar la discusión teórica de los saberes de campo. Concluimos que las cantigas pueden tener un papel importante en el proceso de alfabetización no solo por su proximidad al habla del niño, sino también porque les permite conquistar el lenguaje, sin mencionar que los juegos de las cantigas ayudan a desarrollar la pronuncia, para ampliar la conciencia fonológica y el universo cultural y de socialización del estudiante.
Palabras clave : Formação do leitor
Linguagem
Parlendas
Formación del Lector
Lenguaje
Cantigas
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citación : VIANA, Roberta Lisboa. Um, dois, feijão com arroz; três, quatro, TCC no prato: a relevância das parlendas para a formação do leitor. 33 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7453
Fecha de publicación : 17-mar-2022
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Roberta Lisboa Viana 2022.pdfRoberta Lisboa Viana 2022440.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.