Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7423
Tipo: | Dissertação |
Título: | O conhecimento dos educadores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) |
Título(s) alternativo(s): | Título em inglês The knowledge of educators in the early years of elementary school about Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) |
Autor(es): | Pedroso, Luciana Vargas |
Primeiro Orientador: | Balk, Rodrigo de Souza |
Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo geral investigar o conhecimento dos professores do Ensino Fundamental das escolas de Uruguaiana-RS bem como o impacto na aprendizagem dos alunos com Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). No que tange às recorrentes dificuldades apresentadas pelos estudantes que possuem TDAH, surgiu a preocupação com o ensino desses indivíduos nas escolas atualmente. É comum se deparar com crianças desatentas, ansiosas, dispersas, hiperativas e com dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar. O estudo se justificou pela finalidade de contribuir para o desenvolvimento de estudos na área da Educação e Saúde e buscar sensibilizar os professores sobre a importância do conhecimento do TDAH e suas implicações na vida das crianças. O estudo se caracterizou como uma pesquisa do tipo qualitativa, descritiva e exploratória. A população estudada foi composta por professores dos anos iniciais das escolas públicas municipais de Uruguaiana/RS, sendo a amostra formada intencionalmente por professores de duas escolas que possuíam maiores frequências de alunos com TDAH diagnosticados, que aceitaram participar da pesquisa voluntariamente. Quanto ao aporte metodológico, o estudo foi organizado seguindo dois formatos, uma revisão bibliográfica acerca do tema e a aplicação de um instrumento de coleta de dados entre os professores dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas municipais de Uruguaiana/RS. Registramos os resultados obtidos os resultados obtidos em um artigo de Revisão Integrativa da Literatura já publicado e um manuscrito que teve a aplicação de um questionário aos professores por meio de uma plataforma online. Para a análise dos dados do manuscrito foi realizada a análise de conteúdo. Como resultado do estudo, foi possível verificar que os professores possuem pouco conhecimento acerca do TDAH e dos métodos e estratégias específicas em suas práxis para atender com eficiência as necessidades dos alunos que apresentam o transtorno e estimam a importância da obtenção de programas de capacitação e aperfeiçoamento que visem munir de informações e técnicas para aplicar práticas pedagógicas assertivas na sala de aula proporcionando um ensino de qualidade às crianças que apresentam o transtorno. Conclui-se que a maioria dos professores das escolas estudadas têm um conhecimento superficial acerca do TDAH e as estratégias e metodologias utilizadas ainda são frágeis e precisam ser adequadas para atender as demandas que estão presentes nas escolas, bem como necessitam de formação adequada para o aprimoramento de suas práxis ao trabalhar com crianças que possuem o transtorno. |
Abstract: | The present dissertation has had as general objective to investigate the knowledge of the teachers of the initial years of Elementary School in municipal public schools of Uruguaiana, as well as the impact on the learning of students with Attention Deficit Hiperactivity Disorder. Regarding the recurring difficulties presented by students who have ADHD, the concern with the teaching of these individuals in schools in present days has arisen. It is common to come across children who are inattentive, anxious, dispersed, hyperactive and with learning difficulties in the school environment. This study was justified by the purpose of contributing to the development of studies in the fields of Education and Health and seeking to sensitize teachers about the importance of knowing about ADHD and its implications in children's lives. The study was characterized as a qualitative, descriptive, and exploratory research. The studied population consisted of teachers from the early years of municipal public schools in Uruguaiana/RS, and the sample was intentionally formed by teachers from two schools that had higher frequencies of students with diagnosed ADHD, who voluntarily agreed to participate in the research. As for the methodological input, the study was organized following two formats, a bibliographic review on the subject and the application of a data collection instrument among teachers of the early years of elementary school in municipal public schools in Uruguaiana/RS. We registers the results obtained in an article of Integrative Literature Review already published and a manuscript that had the application of a questionnaire to teachers through an online platform. For the analysis of the manuscript data, the content analysis was performed. As a result of the study, it was possible to verify that teachers have little knowledge about ADHD and the specific methods and strategies in their praxis to efficiently meet the needs of students who present the disorder, and to estimate the importance of obtaining training and improvement programs aimed at providing information and techniques to apply assertive pedagogical practices in the classroom, thus bringing quality education to children who have the disorder. It is concluded that most teachers at the schools studied have a superficial knowledge about ADHD and the strategies and methodologies used are still fragile and need to be adjusted to meet the demands that are present in schools, as well as the teachers need adequate training for improvement of their praxis when working with children who have the disorder. |
Palavras-chave: | Ensino Fundamental Conhecimento Professores TDAH Elementary School Knowledge Teachers ADHD |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Citação: | PEDROSO, Luciana Vargas. O conhecimento dos educadores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 77 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7423 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCIANA VARGAS PEDROSO ate JAN 2023.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.