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Tipo: Dissertação
Título: As representações sociais das professoras na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1969 - 1976)
Autor(es): Silva, Juliana Colllares da
Primeiro Orientador: Bica, Alessandro Carvalho
1° Membro da banca: Bica, Alessandro Carvalho
2° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
3° Membro da banca: Thies, Vania Grim
Resumo: Ao longo da história do magistério, fomos percebendo sua transformação para um espaço majoritariamente feminino. Esta dissertação é resultado de uma análise documental das Revistas do Ensino do RS, do período compreendido entre 1969 a 1976, que encontram-se disponíveis no Repositório Digital TATU da Universidade Federal do Pampa, em que se objetivou identificar as representações sociais das professoras neste importante periódico da área educacional. Para tanto, foram analisados 18 exemplares que continham subseções relacionadas à educação para o lar, saúde e alimentação, assim como matérias que faziam referência à Reforma Educacional que vigorou a partir de 1971 e também sobre a professora primária. Desta análise, foram extraídas quatro categorias e representações de professoras do ensino primário, que as vinculam à figura materna, às figuras da área da saúde, educação sexual e a figuras criativas e modernizadoras com objetivo de formar cidadãos obedientes e ligados a valores morais e religiosos, capazes de trabalhar pelo desenvolvimento do país, além também, da conclusão de que a Revista do Ensino do RS contribuiu para a reprodução dos estereótipos de gênero e dessas representações produzidas culturalmente.
Abstract: Throughout the history of teaching, we have been noticing its transformation into a mostly female space. This dissertation is the result of a documental analysis of Revistas do Ensino do RS, from the year 1969 to 1976, which are available in the TATU Digital Repository of the Federal University of Pampa, and whose goal was to identify the social representations of the teachers in this important educational journal. Therefore, 18 copies which contained subsections were analyzed. These subsections were related to home education, health and food, as well as materials which referenced the Educational Reform which occurred from 1971 on and also about the primary teacher. From this analysis, four categories and representations of primary school teachers were extracted, which link them to the mother figure, to figures in the field of health, sex education and to creative and modernizing figures with the aim of forming obedient citizens linked to moral and religious values, who were supposed to be able to work for the development of the country, in addition to the conclusion that Revista do Ensino do RS contributed to the reproduction of gender stereotypes and these culturally produced representations.
Palavras-chave: Representações Sociais
Gênero
Educação Feminina
Imprensa Pedagógica
Revista do Ensino do RS
Social Representations
Gender
Women's Education
Pedagogical Press
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citação: SANTOS, Enilda Fontoura dos. As representações sociais das professoras na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1969 - 1976). 119 f.: il. 2022. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7418
Data do documento: 16-Mai-2022
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