Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7417
Tipo: | Dissertação |
Título: | Inovação pedagógica nas bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: uma revisão sistemática (2008-2021) |
Autor(es): | Pires, Elisângela Mota |
Primeiro Orientador: | Freitas, Diana Paula Salomão de |
Coorientador: | Bica, Alessandro Carvalho |
1° Membro da banca: | Freitas, Diana Paula Salomão de |
2° Membro da banca: | Bica, Alessandro Carvalho |
3° Membro da banca: | Mello, Elena maria Billig |
4° Membro da banca: | Gonçalves , Renata Braz |
Resumo: | Inovação parece ser uma das palavras mais mencionadas nestes tempos. Inovar requer pessoas com vontade de mudança, curiosidade, inventividade, capacitação continuada, relacionamentos interpessoais, pró-atividade e espaço para que essa possa se efetivar. Nem sempre a inovação está relacionada a inventar algo novo, mas sim, criar algo novo para as necessidades de um determinado contexto. No contexto educacional, a inovação pedagógica está relacionada às proposições coletivas e democráticas, criadas para transformar, oriundas das observações do contexto histórico-social dos sujeitos envolvidos nos processos de construção do conhecimento. As bibliotecas estão inseridas nesse contexto e necessitam adaptar se também. Para as bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - RFEPCT, a inovação vem desde a sua nomenclatura e é provocada para inovar também em seus produtos e serviços. Assim, este trabalho objetiva investigar os pontos de interação entre as bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a Inovação Pedagógica reconhecidas nas produções científicas, entre os anos de 2008 e 2021, no Portal Oasisbr. Como metodologia científica, adotamos a revisão sistemática de literatura, quanto à abordagem esta pesquisa se classifica como uma pesquisa qualitativa, de natureza básica. É uma pesquisa descritiva e em seus procedimentos técnicos adota a pesquisa bibliográfica. E para a análise dos dados, utilizamos a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). No Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto - Oasisbr, entre os anos de 2008 e 2021, foram utilizadas 18 estratégias de buscas, considerando os termos “inovação pedagógica”, “bibliotecas multiníveis” e “Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, ao todo foram obtidos 1.718 resultados. Durante a avaliação, selecionamos os documentos em que pesava maior atenção às bibliotecas da rede federal, tendo em vista, serem elas o objetivo desta pesquisa. Assim, 19 documentos foram selecionados para o corpus de análise desta pesquisa. Isto posto, reconhecemos possibilidades de inovação pedagógica nas bibliotecas multiníveis e na atuação dos bibliotecários da RFEPCT, desde a sua concepção como instituição voltada a educação integral à ação reflexiva dos profissionais que nela atuam, bem como no modo como podem se organizar e atuar com a comunidade escolar da qual participam. Em muito os processos de ensino e aprendizagem contemplados principalmente através do desenvolvimento das competências informacionais, possibilitadas pela mediação dos bibliotecários e equipes da rede, aproximam as bibliotecas multiníveis da RFEPCT dos indicadores de inovação pedagógica. A pró atividade para a proposição de iniciativas inovadoras, conforme evidenciado nos trabalhos estudados, ainda é um desafio às equipes das bibliotecas multiníveis. |
Abstract: | Innovation seems to be one of the most mentioned words these days. Innovating requires people with the will to change, curiosity, inventiveness, continuous training, interpersonal relationships, pro-activity and space for this to take place. Innovation is not always related to inventing something new, but creating something new for the needs of a given context. In the educational context, pedagogical innovation is related to collective and democratic propositions, created to transform, arising from the observations of the historical-social context of the subjects involved in the processes of knowledge construction. Libraries are inserted in this context and need to adapt as well. For the libraries of the Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - RFEPCT, innovation comes from their nomenclature and is provoked to also innovate in their products and services. Thus, this work aims to investigate the points of interaction between the libraries of the Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica and Pedagogical Innovation recognized in scientific productions, between the years 2008 and 2021, on the Oasisbr Portal. As a scientific methodology, we adopted a systematic literature review, as for the approach, this research is classified as a qualitative research, of a basic nature. It is a descriptive research and in its technical procedures it adopts bibliographic research. And for data analysis, we used the content analysis methodology proposed by Bardin (1977). In the Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto - Oasisbr, between 2008 and 2021, 18 search strategies were used, considering the terms "pedagogical innovation", "multilevel libraries" and "Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica'', in all, 1,718 results were obtained. During the evaluation, we selected the documents that weighed more attention to the libraries of the federal network, considering that they were the objective of this research. Thus, 19 documents were selected for the analysis corpus of this research. That said, we recognize possibilities for pedagogical innovation in multilevel libraries and in the performance of RFEPCT librarians, from its conception as an institution focused on integral education to the reflective action of the professionals who work in it, as well as in the way they can organize themselves and act with the school community in which they participate. In many cases, the teaching and learning processes contemplated mainly through the development of informational competences, made possible by the mediation of librarians and network teams, bring the RFEPCT multilevel libraries closer to pedagogical innovation indicators. The pro-activity for proposing innovative initiatives, as evidenced in the studies studied, is still a challenge for the teams of multilevel libraries. |
Palavras-chave: | Biblioteca multinível Prática profissional - bibliotecário Inovação pedagógica Ensino e aprendizagem - biblioteca Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Multilevel library Professional practice - librarian Pedagogical innovation Teaching and learning - library |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Citação: | PIRES, Elisângela Mota. Inovação pedagógica nas bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: uma revisão sistemática (2008-2021). 128p. 2022. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7417 |
Data do documento: | 24-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dis._Elisangela_Mota_Pires___2022__2_.pdf | 3.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.