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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Alterações ortográficas em escolares dos anos finais do ensino fundamental : uma proposta de intervenção com base fonológica
Autor(es): Castro, Pâmela Oliveira de
Primeiro Orientador: Simioni, Taíse
1° Membro da banca: Simioni, Taíse
2° Membro da banca: Rodrigues, Siane Gois Cavalcante
3° Membro da banca: Dutra, Eduardo de oliveira
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo de pesquisa analisar uma intervenção pedagógica em uma turma dos anos finais do ensino fundamental para auxiliar os alunos a compreenderem a ortografia a partir de aspectos fonológicos. A presente intervenção foi desenvolvida em uma escola municipal na cidade de Bagé-RS, com uma turma de oitavo ano do ensino fundamental, e tratou sobre as múltiplas representações do fonema /s/. Quanto às alterações ortográficas, o principal embasamento teórico encontra-se na proposta de categorização de Tessari (2002). Fizemos primeiramente uma atividade diagnóstica com turmas de sétimo, oitavo e nono ano e a partir dos resultados propusemos a intervenção relacionada ao fonema /s/. Desenvolvemos atividades que proporcionaram aos alunos compreender de uma forma reflexiva as múltiplas representações do fonema /s/. Através das atividades desenvolvidas, vimos que os alunos compreenderam sobre o assunto e refletiram sobre o seu aprendizado. As atividades foram pensadas de forma que os alunos pudessem pensar mais profundamente no funcionamento da sua língua. Também aplicamos o pré-teste e o pós-teste com a escrita de contos, mas, como não tivemos resultados de alterações na escrita dos alunos nessas etapas, focamos na intervenção pedagógica para compreender se os alunos refletiram sobre o funcionamento da ortografia, tendo como base a fonologia da língua. Dessa forma a intervenção pedagógica foi eficaz, pois, ao longo da sua aplicação constatamos o aprendizado dos alunos, porque os mesmos questionavam e falavam sobre as representações do fonema /s/ durante o desenvolvimento das atividades. Assim entendemos que nosso trabalho atingiu alunos e professores no que se refere a um maior aprofundamento em relação à ortografia através da fonologia da língua. Relatamos a importância de ocorrerem mais trabalhos voltados à ortografia nos anos finais do ensino fundamental, pois, como vimos com nosso trabalho, as alterações ortográficas também estão presentes nesta etapa da escolaridade.
Abstract: The present work has the objective of research to analyze a pedagogical intervention in a class of the final years of elementary school to help students understand orthography from phonological aspects. The present intervention was developed in a municipal school in the city of Bagé-RS, with an eighth grade class of elementary school, and dealt with the multiple representations of the phoneme /s/. As for the spelling changes, the main theoretical basis is found in Tessari's (2002) categorization proposal. We first carried out a diagnostic activity with seventh, eighth and ninth grade classes and based on the results we proposed an intervention related to the phoneme /s/. We first carried out a diagnostic activity with seventh, eighth and ninth grade classes and from the results we propose an intervention related to the phoneme /s/. provided students with a reflexive understanding of the multiple representations of the phoneme /s/. Through the activities developed, we saw that students understood the subject and reflected on their learning. The activities were designed so that students could think more deeply in the functioning of your language. We also applied the pre-test and the post-test with the audio writing of short stories, but as we had no results of changes in the writing During these stages, we focused on pedagogical intervention to understand whether students reflected on the functioning of orthography, based on the phonology of the language. In this way, the pedagogical intervention was effective, because, throughout the interventions, we verified the students' learning, because they questioned and talked about the representations of the phoneme /s/ during the development of the activities. So we understand that our work reached students and teachers with regard to a greater depth in relation to orthography through the phonology of the language. We report the importance of more work spelling changes are also present at this stage of schooling.
metadata.dc.subject: Ortografia
Fonologia
Anos finais do ensino fundamental
Língua portuguesa
Spelling
Phonology
Final years of elementary school
Portuguese language
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
metadata.dc.identifier.citation: CASTRO, Pâmela Oliveira de . Alterações ortográficas em escolares dos anos finais do ensino fundamental : uma proposta de intervenção com base fonológica. 70p. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7407
metadata.dc.date.issued: 3-May-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

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DISSERTACAO_PAMELA_CASTRO_versao_final.pdf2.11 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
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