???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7404
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Firme, Márcia Von Frühauf-
dc.creatorDalbon, Luana Ritta-
dc.date.accessioned2022-07-11T18:52:53Z-
dc.date.available2022-07-11-
dc.date.available2022-07-11T18:52:53Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.identifier.citationDALBON, Luana Ritta. História Harry Potter e a pedra filosofal para o ensino de química por meio da invenção de mundos. 75 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7404-
dc.description.abstractThe use of the literary book “Harry Potter and The Philosopher’s Stone” for teaching chemistry enables the practice of new methodologies, in which the students can expose their previous knowledge and become a key part of the teaching and learning process, thus enabling the use of concepts related to chemical solutions and reactions that can be worked through the alchemy in the book, and the history of alchemy can be considered the beginning of chemistry, so it makes it possible to compare the potions and spells together with the current chemistry knowledge. The aim of this paper was to investigate a didactic sequence based on the story of Harry Potter and the Philosopher's Stone for teaching chemical solutions and reactions through the invention of worlds. The research methodology refers to an analysis of a didactic sequence in a qualitative approach, carried out in four remote meetings with the History of Chemistry class in the Chemistry Undergraduate course at the Federal University of Pampa. The meetings made it possible to obtain results through the author’s diary, a word cloud and a questionnaire. The results showed that the application of this methodology enabled a more active action of the students during the class, motivating them and making the approach more attractive, which instigated the students to want more applications with this methodology of invention of worlds. Thus, it is possible to observe that this methodology can be applied in the classroom as a meaningful approach for students, facilitating the understanding of the contents and leaving them more motivated in relation to the subject, making them more creative and active in the classroom, bringing them closer together to the teacher. The relevance of bringing new methodologies is that they can serve as a tool to demystify the teaching of chemistry and make it attractive to students, but above all transforming the subject into a subject more accessible for students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectHarry Potterpt_BR
dc.subjectInvenção de mundospt_BR
dc.subjectLivro literáriopt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectWorld inventionpt_BR
dc.subjectLiterary bookpt_BR
dc.titleHistória Harry Potter e a pedra filosofal para o ensino de química por meio da invenção de mundospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Firme, Márcia Von Frühauf-
dc.contributor.referee2Alves, Elenilson Freitas-
dc.contributor.referee3Martins, Márcio Marques-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO uso do livro literário de Harry Potter e a pedra filosofal para o ensino de química possibilita a aplicação de novas metodologias, onde o estudante consegue expor seus conhecimentos prévios e se torna peça chave do ensino aprendizagem, possibilitando assim, a aplicação dos conceitos referentes a soluções e reações químicas que podem ser trabalhadas através da alquimia contida no livro, pois tratando da história alquímica podemos dizer que se trata dos primórdios da química atual, e dessa forma, viabiliza realizar as comparações com poções e feitiços unindo os conhecimentos atuais da química. O objetivo deste trabalho consistiu em investigar uma sequência didática baseando-se na história de Harry Potter e a Pedra Filosofal para o ensino de soluções e reações químicas por meio da invenção de mundos. A metodologia de pesquisa refere-se a análise de uma sequência didática de abordagem qualitativa, realizada em quatro encontros em forma remota com a turma de História da Química no curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Pampa. Estes possibilitaram a obtenção de resultados através do diário da autora, nuvem de palavras e questionário. Os resultados apresentaram que a aplicação possibilitou uma ação mais ativa dos alunos durante o período das aulas, os motivando e tornando mais atrativa a abordagem, o que instigou os estudantes a querer mais aplicações com essa metodologia de invenção de mundos. Constatando assim que esta metodologia pode ser aplicada em sala de aula como uma abordagem significativa para os estudantes, facilitando o entendimento dos conteúdos e deixando-os mais motivados em relação à matéria, tornando-os mais criativos e ativos na sala de aula, aproximando-os do professor. A relevância em trazer novas metodologias serve como uma ferramenta para desmistificar o ensino de química e torná-lo atraente para os estudantes, mas acima de tudo ser uma matéria mais acessível aos estudantes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Química

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Luana_Dalbon_2021.pdf4.29 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???