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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso do Scratch na concepção de licenciandos de matemática
Autor(es): Bonorino, Ligia Villaverde
Primeiro Orientador: Damin, Willian
Resumo: O presente trabalho apresenta o jogo digital PacMan desenvolvido no ambiente computacional Scratch, ferramenta gratuita para uso educacional. A partir do jogo construído foram realizadas atividades com uma turma de Licenciandos em Matemática da Universidade Federal do Pampa com o objetivo de desenvolver concepções sobre conceitos e conteúdos matemáticos através do jogo. Este trabalho propõe a utilização dos jogos como ferramenta para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Com o desenvolvimento das atividades durante a pesquisa foram discutidas e relacionadas as etapas de construção do jogo com os conteúdos propostos pela BNCC para a área da matemática. A partir da discussão e das respostas das atividades foi possível concluir que a ferramenta tem grande potencial para auxiliar os professores no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos e é uma ótima opção para inserir as tecnologias e atender as necessidades de mudança nas formas de ensino tradicional.
Abstract: The present work presents the PacMan digital game developed in Scratch computing environment, a free tool for educational use. From the built game, activities were carried out with a group of Mathematics Undergraduates from the Universidade Federal do Pampa with the aim of developing concepts about mathematical concepts and objectives through the game. This work tool for using games as an aid to the teaching and learning process of mathematics. With the development of activities during the research for the construction of the game with the contents proposed by the BNCC for the area of mathematics. From the discussion and responses to the activities, it was possible for teachers to have a tool of great potential in the teaching and learning process of mathematical content and to be a great option to insert how to meet the forms of change in traditional teaching options.
Palavras-chave: Jogos educacionais digitais
Scratch
Ensino de matemática
Digital educational games
Mathematics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: BONORINO, Ligia Villaverde. O uso do Scratch na concepção de licenciandos de matemática. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7402
Data do documento: 24-Mar-2022
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