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dc.contributor.advisor1Kehler, Gabriel dos Santos-
dc.creatorAmaral, Dienefer Margarida Vanzella-
dc.date.accessioned2022-07-08T17:35:31Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-07-08T17:35:31Z-
dc.date.issued2022-03-08-
dc.identifier.citationAMARAL, Dienefer Margarida Vanzella. Limites e possibilidades encontrados pelos professores de matemática no ensino remoto. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7401-
dc.description.abstractThis work aimed to investigate the limits and possibilities found by mathematics teachers to teach their classes in remote teaching. Thus, a comparative profile was drawn of two teachers who teach high school classes in two state schools in the city of Itaqui in the state of Rio Grande do Sul (one in the center and the other in the periphery). Thus, an investigative qualitative research was developed, operating with the methodology of content analysis (CA). To this end, a questionnaire was carried out with nine open questions that dealt with: preparation/training to migrate from face-to-face to remote teaching; the digital platform used; delivery of activities to students who did not have access to the platform; student performance, compared to face-to-face classes; the evaluation, also considering the students who did not have access to the platform; the change in the method of preparing classes; the modification, or not, of their workload; and the biggest challenges for emergency remote teaching (ERE). Through the analysis of the discourses, it can be said that the teacher from the school in the periphery was more engaged in trying to seek alternatives, as well as being more receptive to the pedagogical innovations that the ERE made possible, even if in a forced and compulsory way. The teacher at the central school, on the other hand, focused her concerns due to the failures and limitations of the ERE in relation to the face-to-face class model. Defending that the traditional methodology is more effective and productive in their work context. Finally, the study also showed that most students, based on the teachers' view, had learning gaps; that the teachers were even more exhausted, as the spheres of public and private life were confused and still pointed out the insufficiency/little training received to teach remote classes. Furthermore, there are some reflections for readers to make their own interpretations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLimites e possibilidadespt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectLimits and possibilitiespt_BR
dc.subjectMathematics teacherspt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.titleLimites e possibilidades encontrados pelos professores de matemática no ensino remotopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2143423537722937pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3370111653429241pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar os limites e as possibilidades encontradas por professores/as de matemática para ministrar suas aulas no ensino remoto. Assim, foi traçado um perfil comparativo de duas professoras que ministram aulas no ensino médio em duas escolas estaduais na cidade de Itaqui no estado do Rio Grande do Sul (uma do centro e outra da periferia). Destarte, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de caráter investigativo, operando com a metodologia da análise de conteúdo (AC). Para tal, realizou-se um questionário com nove questões abertas que versavam sobre: a preparação/formação para migrar do ensino presencial para o remoto; a plataforma digital utilizada; a entrega das atividades dos alunos que não tinham acesso a plataforma; o rendimento dos alunos, comparando com as aulas presenciais; a avaliação, considerando também os alunos que não tinham acesso a plataforma; a mudança no método de preparação das aulas; a modificação, ou não, da sua carga horária; e os maiores desafios para o ensino remoto emergencial (ERE). Através da análise dos discursos, pode-se dizer que, a professora da escola da periferia demonstrou-se mais engajada em tentar buscar alternativas, assim como se mostrou mais receptiva às inovações pedagógicas que o ERE possibilitou, mesmo que de modo forçado e compulsório. Já a professora da escola central, concentrou suas preocupações em função das falhas e das limitações da ERE em relação ao modelo de aula presencial. Defendendo que a metodologia tradicional é mais eficaz e produtiva em seu contexto de trabalho. Por fim, o estudo também mostrou que grande parte dos alunos, com base na visão das professoras, tiveram lacunas na aprendizagem; que os professores ficaram ainda mais exaustos, pois as esferas da vida pública e privada se confundiram e ainda apontaram a insuficiência/pouca formação recebida para ministrar as aulas remotas. De mais a mais, ficam algumas reflexões para os leitores realizarem as suas próprias interpretações.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

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Dienefer Margarida Vanzella Amaral - 2022.pdf667.71 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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