???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7388
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Fazer docente e avaliação: as cartas pedagógicas como modo de construção coletiva para pensar as linguagens na educação infantil
Autor(es): Nunes, Patricia Oliveira Crespo
Primeiro Orientador: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
1° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
2° Membro da banca: Pereira, Rachel Freitas
3° Membro da banca: Gritti, Silvana Maria
4° Membro da banca: Salva, Sueli
Resumo: O presente Relatório Crítico-Reflexivo, apresentado ao Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa - campus Jaguarão/RS, tem como objetivo investigar quais são as condições de avaliação para o desenvolvimento do letramento na Educação Infantil. Também objetiva construir, a partir de cartas pedagógicas e de rodas de diálogo virtual, uma proposta de avaliação para a Educação Infantil. A pesquisa foi iniciada através da utilização de cartas pedagógicas como recurso metodológico, tendo como participantes as professoras da rede municipal de ensino que atuam em turmas de Educação Infantil do município de Jaguarão. O trabalho foi pensado a partir das problemáticas: Como a construção coletiva entre as professoras da Educação Infantil contribui para o desenvolvimento de ações educativas adequadas ao desenvolvimento do letramento? Como avaliar os objetivos de aprendizagem das crianças com relação às práticas de letramento na Educação Infantil? Ao longo do trabalho são apresentados o contexto da pesquisa, o referencial teórico conceitual, o referencial teórico metodológico e, por fim, o diagnóstico, trazendo uma explanação do plano de ação para a pesquisa propriamente dita. A pesquisa foi construída a partir de intervenção pedagógica, que foi realizada através de roda de diálogo virtual e de diários de registros, ocasionando inúmeras reflexões coletivas, tais como: aspectos da avaliação na educação infantil, o papel do professor e sobre as práticas de letramento. Tais reflexões foram descritas de maneira criteriosa, trazendo o olhar das participantes ao longo do processo. Como produto final da pesquisa, foi construída coletivamente uma carta pedagógica destinada às demais professoras de Educação Infantil do município. Nela, foram elencadas as temáticas discutidas ao longo dos encontros, trazendo as principais considerações realizadas pelo grupo, assim como a importância da formação docente construída pelos e para os educadores. Como resultado, tem-se a importância do fazer docente junto à avaliação na Educação Infantil, dando relevância à voz das educadoras. Como algo inovador nesta pesquisa, tem-se a carta pedagógica enquanto recurso pedagógico e metodológico, propiciando uma nova possibilidade de fazer pesquisa.
Resumen: Este Informe Crítico-Reflexivo, presentado al Máster Profesional en Educación de la Universidad Federal de Pampa - Jaguarão / RS, objetiva investigar las condiciones de evaluación para el desarrollo del Letramento en Educación Infantil. También pretende construir, a partir de cartas pedagógicas y encuentros virtuales de diálogo, una propuesta de evaluación para la Educación Infantil. La investigación se llevó a cabo mediante el uso de cartas pedagógicas como recurso metodológico, han participado docentes de la red educativa municipal actuantes en la educación infantil del municipio de Jaguarão. El trabajo se construyó a partir de las siguientes preguntas: ¿Cómo contribuye la construcción colectiva entre los maestros de la Educación Infantil al desarrollo de acciones educativas adecuadas para el desarrollo del Letramento? ¿Cómo evaluar los objetivos de aprendizaje de los niños en relación con las prácticas de Letramento en la Educación Infantil? A lo largo del trabajo se presenta el contexto de la investigación, el marco teórico conceptual, el marco teórico metodológico y, finalmente, el diagnóstico, aportando una explicación del plan de acción utilizado en la investigación. La investigación se construyó a partir de una intervención pedagógica, que se llevó a cabo a través de una rueda de diálogo virtual y diarios de registro, provocando numerosas reflexiones colectivas, tales como: aspectos de la evaluación en la educación infantil, el papel del docente y sobre las prácticas de Letramento. Estas reflexiones fueron cuidadosamente descritas, aportando la perspectiva de los participantes a lo largo del proceso. Como producto final de la investigación, se elaboró colectivamente una carta pedagógica a los demás docentes de la Educación Infantil del municipio. En la carta se listó los temas tratados durante los encuentros, trayendo las principales consideraciones realizadas por el grupo, así como la importancia de la formación docente construida por y para los educadores. Como resultado, se destaca la importancia de la práctica docente junto con la evaluación en la Educación Infantil, dando relevancia a la voz de los educadores. Como innovación en esta investigación está la carta pedagógica como recurso pedagógico y metodológico, brindando una nueva posibilidad para realizar investigaciones.
metadata.dc.subject: Avaliação
Cartas Pedagógicas
Educação Infantil
Letramento
Evaluación
Cartas pedagógicas
Educación Infantil
Letramento
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: NUNES, Patricia Oliveira Crespo. Fazer docente e avaliação: as cartas pedagógicas como modo de construção coletiva para pensar as linguagens na educação infantil. 178p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7388
metadata.dc.date.issued: 18-Jan-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
PATRICIA OLIVEIRA CRESPO NUNES2021.pdfPatricia Oliveira Crespo Nunes 202111.12 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???