???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7369
Tipo: | Dissertação |
metadata.dc.title: | Uma proposta para a educação de jovens e adultos baseada na metodologia de projetos de aprendizagem |
Autor(es): | Gomes, Nádia Beatriz Machado |
Primeiro Orientador: | Machado, Juliana Brandão |
1° Membro da banca: | Machado, Juliana Brandão |
2° Membro da banca: | Bica, Alessandro Carvalho |
3° Membro da banca: | Rocha, Jefferson Marçal da |
4° Membro da banca: | Arenhaldt, Rafael |
Resumo: | Compreender a metodologia dos Projetos de Aprendizagem como proposta alternativa para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) considerando seu contexto, suas necessidades, suas diversidades, buscando espaço mais humano foi a proposta desta pesquisa do tipo intervenção pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida na EEEM 20 de Setembro, localizada no município de Arroio Grande, no interior do Rio Grande do Sul. Os sujeitos participantes da pesquisa-intervenção foram os alunos matriculados na modalidade EJA, no ano de 2019, no primeiro semestre, na totalidade 8.A EJA construiu uma história comprometida com as classes populares e considera os saberes e conhecimentos que os sujeitos acumularam nas suas trajetórias de vida um ponto de partida para o diálogo entre os saberes populares, saberes escolares e saberes sociais. Estabelecer este diálogo é a garantia do direito ao conhecimento, à ciência e à tecnologia.Nessa perspectiva, cabe inserir os Projetos de Aprendizagem como proposta metodológica, já que eles propõem que a atividade surja no sujeito em seu contexto, seus interesses e sua história, favoreça a aprendizagem cooperativa, trocas recíprocas e respeito mútuo, numa perspectiva de educação popular.A intervenção pedagógica ocorreu em 9 encontros, de 50 minutos na disciplina de Sociologia, que integra a área de Ciências Humanas. Essa atividade foi realizada como proposta metodológica para a construção do conhecimento na perspectiva cidadã, em que o conhecimento construído seja articulador da transformação social. Para realizar a avaliação da intervenção pedagógica foram utilizados como instrumentos a observação participante e a roda de conversa. Desta forma, os sujeitos da pesquisa expressaram suas opiniões sobre a proposta metodológica. Na análise dos resultados foram construídas duas categorias através dos dados obtidos: “Aprendizagem baseada em Projetos na EJA”, abordando com se estruturou o conhecimento, se aprendizagem foi satisfatória e qual a visão dos alunos; e a “Abordagem dos problemas sociais na EJA”, trazendo a possibilidade de estruturar o conhecimento dos alunos da EJA a partir de sua compreensão do mundo. Considerando as análises realizadas, é possível a construção do conhecimento através do desenvolvimento da metodologia dos Projetos de Aprendizagem para os alunos da EJA, aproximando o contexto, as necessidades e dialogando com os diferentes saberes, articulando o conhecimento e a realidade social. |
Abstract: | Understanding the methodology of Learning Projects as an alternative proposal for Youth and Adult Education (EJA) considering its context, its needs, its diversities, seeking more humane space was the proposal of this research of the pedagogical intervention type. The research was developed at EEEM 20 de Setembro, located in the municipality of Arroio Grande, in the interior of Rio Grande do Sul. The subjects participating in the intervention-research were students enrolled in the EJA modality, in the year 2019, in the first semester, in all 8. The EJA built a history committed to the popular classes and considers the knowledge and knowledge that the subjects ac cumulated in their life trajectories as a starting point for the dialogue between popular knowledge, school knowledge and social knowledge. Establishing this dialogue is the guarantee of the right to knowledge. In this perspective, it is appropriate to insert the Learning Projects as a methodological proposal, since they propose that the activity appears in the subject in its context, interests and history, favor cooperative learning, reciprocal exchanges and mutual respect, in a perspective of popular education. The pedagogical intervention took place in 9 meetings, of 50 minutes in the discipline of Sociology, which is part of the Human Sciences area. This activity was carried out as a methodological proposal for the construction of knowledge from the citizen's perspective, in which the knowledge built is an articulator of social transformation. In order to carry out the evaluation of the pedagogical intervention, participant observation and the conversation circle were used as instruments. In this way, the research subjects expressed their opinions about the methodological proposal. In the analysis of the results, two categories were constructed based on the data obtained: Project-based learning at EJA addressing how the knowledge was structured, whether learning was satisfactory and what the students saw; and the “Approach to social problems in EJA”, bringing the possibility of structuring the knowledge of EJA students from their understanding of the world. Considering the analyzes carried out, it is possible to build knowledge through the development of the Learning Projects methodology for EJA students, approaching the context, the needs and dialoguing with the different types of knowledge, articulating knowledge and social reality. |
metadata.dc.subject: | Educação de Jovens e Adultos Projetos de Aprendizagem Educação Popular Youth and Adult Education Learning Projects Education popular |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
metadata.dc.identifier.citation: | GOMES, Nádia Beatriz Machado. Uma proposta para a educação de jovens e adultos baseada na metodologia de projetos de aprendizagem. 83p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7369 |
metadata.dc.date.issued: | 25-May-2021 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Mestrado Profissional em Educação |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Nádia Beatriz Machado Gomes2021.pdf | Nádia Beatriz Machado Gomes 2021 | 1.48 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???