Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7367
Tipo: | Dissertação |
Título: | Abordagem pedagógica da educação física na educação infantil: refletindo sobre uma proposta de formação continuada de professores (as) na rede municipal de ensino de Arroio Grande - RS |
Autor(es): | Botelho, Marilete Lima |
Primeiro Orientador: | Moraes, João Carlos Pereira de |
1° Membro da banca: | Moraes, João Carlos Pereira de |
2° Membro da banca: | Costa, Andrize Ramires |
3° Membro da banca: | Oliveira, Márcio Romeu Ribas de |
4° Membro da banca: | Moura, Patrícia dos Santos |
Resumo: | Este relatório crítico-reflexivo é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional em educação, que aborda a formação continuada de professores da Educação Infantil e a integração da área da Educação Física na perspectiva de uma educação integradora. A Educação Física escolar tem se restringido, em muitos casos, ao âmbito da racionalidade técnica e da reprodução de saberes, desvalorizando o ser sensível. A partir desse entendimento, a pesquisa apresentou como objetivo principal: analisar as percepções e as ações das professoras da Educação Infantil de uma escola pública de Arroio Grande/RS acerca das experiências pedagógicas envolvendo a Educação Física nessa etapa escolar por meio da formação continuada. Como metodologia, utilizamos a pesquisa-ação, uma pesquisa de caráter social, que no contexto educacional, nos permite dialogar com a realidade, produzindo transformações a partir de ações coletivas (THIOLLENT, 2011). Os sujeitos participantes da pesquisa foram doze professoras da Escola Municipal de Educação Infantil Governador Leonel de Moura Brizola. Para a intervenção foram pensadas ações formativas distribuídas em seis encontros de formação, intercalados entre dois grupos de discussão. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: levantamento bibliográfico, análise documental, questionário aberto, grupo de discussão, diário de campo e observação participante. Os procedimentos de análise foram baseados na perspectiva descritiva-narrativa, inspirada em Moraes (2014). Assim, considerando o caráter descritivo-processual e o descritivo-transformativo e os objetivos da pesquisa, construímos a análise das seguintes dimensões: “Abordagem pedagógica da Educação Física na Educação Infantil: contexto, limites e desafios” e “Formação continuada de professoras da Educação Infantil no âmbito da Educação Física: possibilidades para a educação sensível”. Na primeira dimensão, os resultados apontam uma visão escolarizada da Educação Física que acarreta na (não) integração desta área do conhecimento no planejamento docente. Enquanto que na segunda, discutimos a carência de formação continuada de professores da Educação Infantil para o trato das experiências de movimento, representada por formações esporádicas e descontextualizadas. Acreditamos que as discussões em torno dos conceitos de Sensibilidade (FIAMONCINI, 2015; SURDI; MELLO; KUNZ, 2016), Experiência (LARROSA, 2002) e Se-movimentar (KUNZ, 2004) contribuem na reflexão dos professores para o entendimento da Educação Física como um campo do saber fundamental para o desenvolvimento integral da criança. |
Resumen: | Este informe crítico-reflexivo es el resultado de una investigación de maestría profesional en educación, que aborda la formación continua de los docentes de Educación Infantil y la integración del área de Educación Física se ha perspectiva de una educación integradora. La Educación Física escolar tiene se restringido, en muchos casos, al ámbito de la racionalidad técnica y la reproducción del saber, desvalorando el ser sensible. A partir de ese entendimiento, la investigación presentó como objetivo principal: analizar las percepciones y las acciones de las docentes de la Educación Infantil de una escuela pública de Arroio Grande/RS sobre las experiencias pedagógicas que involucran la Educación Física en esa etapa escolar por medio de la formación continua. Utilizamos como metodología la investigación-acción, una investigación de carácter social, que en el contexto educativo, nos permite dialogar con la realidad, produciendo transformaciones a partir de acciones colectivas (THIOLLENT, 2011). Los sujetos participantes de la investigación fueron doce docentes de la Escuela Municipal de Educación Infantil Governador Leonel de Moura Brizola. Para la intervención se diseñaron acciones formativas, repartidas en seis encuentros formativos, intercalados entre dos grupos de discusión. Los instrumentos metodológicos utilizados fueron: levantamiento bibliográfico, análisis de documentos, cuestionario abierto, grupo de discusión, diario de campo y observación participante. Los procedimientos de análisis se basaron en la perspectiva descriptivo-narrativa, inspirados en Moraes (2014). Así, considerando el carácter descriptivo-procedimental y descriptivo-transformador y los objetivos de la investigación, construimos el análisis de las siguientes dimensiones: “Enfoque pedagógico de la Educación Física en la Educación Infantil: contexto, límites y desafíos” y “Formación continua de los docentes de la Educación Infantil en el ámbito de la Educación Física: posibilidades para una educación sensible”. En la primera dimensión, los resultados apuntan a una visión escolarizada de la Educación Física lo que implica en la (no) integración de esta área de conocimiento en la planificación docente. Mientras que en la segunda, discutimos la falta de formación continuada del profesorado de Educación Infantil para hacer frente a las experiencias del movimiento, presentadas por formaciones esporádica y descontextualizada. Creemos que las discusiones en torno a los conceptos de Sensibilidad (FIAMONCINI, 2015; SURDI; MELLO; KUNZ, 2016), Experiencia (LARROSA, 2002) y Se-movimentar (KUNZ, 2004) contribuyen en la reflexión de los docentes para el entendimiento de la Educación Física como campo del conocimiento fundamental para el desarrollo integral de los niños. |
Palavras-chave: | Formação Continuada de Professores Educação Infantil Educação Física Sensibilidade Formación continua del Profesorado Educación Infantil Educación Física Sensibilidad |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citação: | BOTELHO, Marilete Lima. Abordagem pedagógica da educação física na educação infantil: refletindo sobre uma proposta de formação continuada de professores (as) na rede municipal de ensino de Arroio Grande – RS. 133p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7367 |
Data do documento: | 24-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marilete Lima Botelho 2022.pdf | Marilete Lima Botelho 2022 | 47.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.