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Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental como suporte à coleta seletiva de resíduos sólidos no município de São Borja, RS
Autor(es): Alvarenga, Cristiano Saratt de
Primeiro Orientador: Nogueira, Carmen Regina Dorneles
1° Membro da banca: Ramadam, Ismael Mauri Gewehr
2° Membro da banca: Pinto, Muriel
3° Membro da banca: Pires, Victor Paulo Kloeckner
Resumo: O presente estudo tem como objetivo conhecer as ações desenvolvidas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de São Borja, em sua área urbana e rural, no que tange o auxílio dessas instituições e de seus professores ao poder público municipal na implementação, desenvolvimento e envolvimento dos cidadãos são-borjenses na coleta seletiva de lixo reciclável do município, através de programas, ações e/ou projetos que envolvem a Educação Ambiental. A pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa do tipo exploratória, tendo como público-alvo os professores da rede municipal de ensino e gestores de educação e meio ambiente do município de São Borja. Utilizou-se como meios investigativos a pesquisa documental, a pesquisa de campo por meio de questionários, o estudo bibliográfico e a análise de conteúdo referente ao tema abordado. Foi possível observar que, apesar de alguns avanços, as políticas públicas para a Educação Ambiental nas esferas federal, estadual e municipal ainda carecem de maior articulação entre os setores governamentais e não governamentais, para que políticas específicas necessárias sejam efetivamente implementadas. A partir do ano de 2018, ações de Educação Ambiental foram sendo realizadas no município, em conjunto com Instituições de Ensino e participação ativa da Comunidade Escolar. No entanto, ainda há necessidade de implantação de políticas públicas ambientais por parte da esfera municipal e o envolvimento das escolas na sensibilização e divulgação de práticas de Educação Ambiental. A partir de políticas públicas ambientais, o município cumprirá o seu papel constitucional de defesa e preservação do meio ambiente, tomando a decisão de envolver-se no tema e capacitando adequadamente os atores envolvidos neste processo. Através da pesquisa constatou-se que são inúmeras as dificuldades encontradas na implantação e manutenção de políticas ambientais, principalmente quando relaciona-se a esfera municipal e as escolas. No entanto, torna-se necessário avançar na sua consolidação, para, entre outros objetivos, a visualização de resultados satisfatórios na gestão de resíduos sólidos urbanos do Município.
Abstract: The present study aims to know the actions developed in the Municipal Elementary Schools of São Borja, in its urban and rural areas, regarding the assistance of these institutions and their teachers to the municipal government in the implementation, development and involvement of citizens são-borjenses in the selective collection of recyclable waste in the municipality, through programs, actions and/or projects that involve Environmental Education. The research has a qualitative and quantitative exploratory approach, having as target audience the teachers of the municipal education network and education and environment managers in the municipality of São Borja. Documentary research, field research through questionnaires, bibliographic study and content analysis regarding the topic addressed were used as investigative means. It was possible to observe that, despite some advances, public policies for Environmental Education at the federal, state and municipal levels still lack greater coordination between governmental and non-governmental sectors, so that specific policies necessary are effectively implemented. As of 2018, Environmental Education actions have been carried out in the municipality, together with Teaching Institutions and active participation of the School Community. However, there is still a need to implement public environmental policies by the municipal sphere and the involvement of schools in raising awareness and disseminating Environmental Education practices. Based on environmental public policies, the municipality will fulfill its constitutional role of defending and preserving the environment, taking the decision to get involved in the theme and adequately training the actors involved in this process. Through the research it was found that there are numerous difficulties encountered in the implementation and maintenance of environmental policies, especially when it relates to the municipal sphere and schools. However, it is necessary to advance in its consolidation, for, among other objectives, the visualization of satisfactory results in the management of urban solid waste in the Municipality.
Palavras-chave: Política pública
Coleta seletiva de lixo
Desenvolvimento sustentável
Ensino fundamental
Educação ambiental
Public policy
Selective garbage collection
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Políticas Públicas
Citação: ALVARENGA, Cristiano Saratt de. Educação ambiental como suporte à coleta seletiva de resíduos sólidos no município de São Borja, RS. 2022. 90 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7356
Data do documento: 29-Abr-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Políticas Públicas

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