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dc.contributor.advisor1Narvaes, Andréa Becker-
dc.creatorMartins, Karine Barbosa-
dc.date.accessioned2022-06-27T17:16:02Z-
dc.date.available2022-06-27-
dc.date.available2022-06-27T17:16:02Z-
dc.date.issued2022-03-22-
dc.identifier.citationMARTINS, Karine Barbosa. O ensino médio e a preparação para o trabalho: uma revisão teórica das reformas de 1990 a 2020. 2022. 51 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7355-
dc.description.abstractIn the class society in which we live, it is undeniable that many young people cannot relegate their insertion in the labor market to after higher education. Work in its historical sense, of economic production, is not only a necessity but also a condition for the continuation of studies in higher education. This research is concerned with the condition of the working student, and with the quality of education that is offered to him, in this way this research is developed in order to answer the following problem: “How are the high school reforms that developed from 1990 to 2020 driving job readiness?” The methodology used is qualitative with bibliographic research. In this way, a theoretical review of the reforms was carried out, based on the critical considerations of authors such as Acácia Kuenzer, Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos, among others. An analysis was also carried out in the primary sources, that is, in the documents of the DCNEM of 1998 and 2012, and also in the National Curricular Common Base. However, this analysis of the documents was evident in the sense of confirming the propositions of the theoretical review. It is argued in this research that secondary education that is committed to the interests of the working class should be a single education, breaking with duality, and, integrated with vocational education, that meets training for all dimensions of life: work, culture and science, and understand work as human and productive praxis. Through this defense of the teaching concept, it is concluded that the reforms that took place from 1990 to 2020 do not advance in the proposal of an education for those who live from work, with a limited exception of decree 5.154/04.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectEducação para o trabalhopt_BR
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.subjectMiddle schoolpt_BR
dc.subjectLabour marketpt_BR
dc.titleO ensino médio e a preparação para o trabalho: uma revisão teórica das reformas de 1990 a 2020pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8617848811315681pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0043376390965232pt_BR
dc.contributor.referee1Corrêa, Anderson Romário Pereira-
dc.contributor.referee2Guindani, Evandro Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0392455526575019pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2869652027513088pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoNa sociedade de classes em que vivemos, é inegável o fato de que muitos jovens não podem relegar a inserção no mercado de trabalho para depois do ensino superior. O trabalho no seu sentido histórico, de produção econômica, não é somente necessidade como também uma condição para que seja possível o prosseguimento dos estudos em formação superior. Esta pesquisa se preocupa com a condição do aluno trabalhador, e com a qualidade de ensino que é a ele oferecida, desta forma desenvolve-se esta pesquisa visando responder a seguinte problemática: “Como as reformas do ensino médio que se desenvolveram de 1990 a 2020 estão conduzindo a preparação para o trabalho?” A metodologia empregada é a qualitativa com pesquisa bibliográfica. Desta forma realizou-se uma revisão teórica das reformas utilizando como base as considerações críticas de autores como Acácia Kuenzer, Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos, entre outros. Realizou-se também uma análise nas fontes primárias, ou seja, nos documentos das DCNEM de 1998 e 2012, e também na Base Nacional Comum Curricular. No entanto, esta análise dos documentos se evidenciou no sentido de confirmar as proposições da revisão teórica. Defende-se nesta pesquisa que a o ensino médio que esteja comprometido com os interesses da classe trabalhadora deva ser um ensino único, rompendo com a dualidade, e, integrado ao ensino profissionalizante, que atenda uma formação para todas as dimensões da vida: trabalho, cultura e ciência, e compreenda o trabalho como práxis humana e produtiva. Mediante a esta defesa de concepção de ensino, conclui-se que as reformas que ocorreram de 1990 a 2020 não avançam na proposta de uma educação para os que vivem do trabalho, com uma exceção limitada do decreto 5.154/04.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

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Karine Barbosa Martins 2022.pdf713.79 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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