Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7325
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Extensão universitária: contribuições para a construção do conhecimento metodológico científico escolar e a relação com a Unipampa |
Autor(es): | Mondadori, Nicole Rodrigues Cabreira |
Primeiro Orientador: | Dalbianco, Vinicius Piccin |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso (TCC), analisou a contribuição da universidade para a ampliação do conhecimento metodológico científico nos anos finais do ensino médio, bem como os desafios encontrados pelos estudantes em relação ao conhecimento e interesse ao ingresso na universidade, durante a realização de atividades com os estudantes de três turmas do terceiro ano do ensino médio no ano de 2019, em uma escola pública do município de ITAQUI/RS. Objetivou-se analisar a contribuição das ações do projeto "Educandos em busca da sustentabilidade" para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino médio, através de análise das dificuldades e desafios dos estudantes para compreensão e aplicação dos métodos científico, bem como investigar os fatores que dificultam o aprendizado em sala de aula, identificando os níveis de conhecimento sobre a Unipampa e o interesse em ingressar na universidade. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, com bases em dados, através de questionários aplicados no ano da realização do projeto e bem como uma entrevista com a professora e estudantes. Logo, se considera que a implementação dos projetos de extensão nas escolas tem grande importância para o ensino e aprendizagem dos estudantes. Onde se observa que as práticas de metodologias científicas, construção de arquivos e produções de redações, estimulam e contribuem para o desenvolvimento do estudante, não só o desenvolvimento educacional como social, quando se realiza atividades dinâmicas, interativas e dialógicas, propicia-se que estes estudantes se tornem mais ativos em sala de aula. Também contribuir para a ampliação dos diversos saberes e conhecimentos científicos dos estudantes e colabora para que estes conheçam a Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA por meio dos projetos de extensão. |
Resumen : | This course conclusion work (TCC) analyzed the university's contribution to the expansion of scientific methodological knowledge in the final years of high school, as well as the challenges faced by students in relation to knowledge and interest in entering the university, during the of activities with third year high school students in 2019, in a public school in the city of ITAQUI/RS. The objective was to analyze the contribution of the actions of the project "Students in search of sustainability" for the qualification of the teaching and learning process of high school students, through the analysis of the difficulties and challenges of students to understand and apply scientific methods, as well as how to investigate the factors that hinder learning in the classroom, identifying the levels of knowledge about Unipampa and the interest in joining the university. An exploratory research was carried out, with databases, through questionnaires applied in the year of the project and as well as an interview with the teacher and students. Therefore, it is considered that the implementation of extension projects in schools is of great importance for the teaching and learning of students. Where it is observed that the practices of scientific methodologies, construction of archives and productions of essays, stimulate and contribute to the development of the student, not only the educational but also the social development, when dynamic, interactive and dialogic activities are carried out, it is possible that these students become more active in the classroom. However, the diverse knowledge and scientific knowledge of the students benefits and helps them to get to know the Federal University of Pampa/UNIPAMPA through extension projects. |
Palabras clave : | Educação Projeto de extensão Métodos científicos Education Extension project Scientific methods |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Itaqui |
Citación : | MONDADORI, Nicole Rodrigues Cabreira. Extensão universitária: contribuições para a construção do conhecimento metodológico científico escolar e a relação com a Unipampa. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7325 |
Fecha de publicación : | 14-mar-2022 |
Aparece en las colecciones: | Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nicole Rodrigues Cabreira Mondadori - 2022.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.