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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O fenômeno do negacionismo científico no Brasil pandêmico
Autor(es): Melo, Marieli da Silva
Primeiro Orientador: Lovato, Cristina dos Santos
Resumo: A pandemia de Covid-19 gerou uma crise de interpretação dos fatos científicos em razão da grande disseminação de informações falsas sobre o vírus SARS-CoV-2. Frente a esse fenômeno, este estudo propõe uma reflexão sobre o aumento do negacionismo científico no Brasil, durante a pandemia de Covid-19, e sua relação com a necessidade de desenvolver na sociedade uma compreensão pública da ciência. Foi realizada uma pesquisa nas principais bases de dados brasileira, Scielo e Portal de Periódicos CAPES, nos anos de 2021 e 2022. Foram selecionados 2 artigos relacionados ao tema da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa explicativa que propõe uma reflexão à cerca do fenômeno do negacionismo científico no contexto da pandemia de covid-19 no Brasil. Ainda, buscou-se identificar e explicar fatores que incidem sobre o fenômeno do negacionismo no contexto brasileiro na pandemia de Covid-19. Tomando como referência o panorama teórico estabelecido e o contexto atual, os fatores que incorrem sobre o fenômeno do negacionismo científico estão associados à ausência de uma cultura científica e são resultado de falhas históricas na educação formal e mais recente à Era da infodemia. Logo, frente ao enfraquecimento das instituições, em especial a científica, a comunicação pública da ciência aparece como uma alternativa para que a ciência seja compreendida como um patrimônio coletivo essencial para o bem-estar social, quando usada em prol da sociedade. As ações de divulgação da ciência se inserem como protagonistas ao lado da Educação formal para formar cidadãos letrados cientificamente no estabelecimento de uma cultura científica e, consequentemente uma atitude mais positiva frente à ciência.
Abstract: The Covid-19 pandemic generated a crisis in scientific facts interpretation due to wide spread of false information about the SARS-CoV-2 virus. Faced with this phenomenon, this study proposes a reflection on scientific denialism increase in Brazil during the Covid19 pandemic, and its relationship with the need to develop a public understanding of science in society. A survey was conducted in Brazilian main databases, Scielo and CAPES Journal Portal, in the years 2021 and 2022. 21 articles related to research topic were selected. This is an explanatory research that proposes a reflection on scientific denialism phenomenon in the context of Covid-19 pandemic in Brazil. Still, we sought to identify and explain factors that affect the phenomenon of denialism in the Brazilian context in the Covid-19 pandemic. Taking the established theoretical framework and the current context as a reference, the factors that affect the phenomenon of scientific denialism are associated with the absence of a scientific culture and are the result of historical failures in formal education and more recent to the Infodemic Era. Therefore, in view of the weakening of institutions, especially scientific ones, the public communication of science appears as an alternative for science to be understood as an essential collective heritage for social well-being, when used for the benefit of society. Science dissemination actions are inserted as protagonists alongside formal education to form scientifically literate citizens in the establishment of a scientific culture and, consequently, a more positive attitude towards science.
Palavras-chave: Pandemia de Covid-19
Negacionismo científico
Cultura científica
Covid-19 pandemic
Scientific denials
Scientific culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: MELO, Marieli da Silva. O fenômeno do negacionismo científico no Brasil pandêmico. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7324
Data do documento: 15-Mar-2022
Aparece nas coleções:Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

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