Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7317
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Viver e pensar criativamente em tempos de pandemia: repercussões de uma proposta extensionista de desenvolvimento pessoal na UNIPAMPA
Autor(es): Freitas, Cassiane Freitas de
Primeiro Orientador: Lindner, Luciana Martins Teixeira
Coorientador: Irala , Valesca Brasil
1° Membro da banca: Lindner, Luciana Martins Teixeira
2° Membro da banca: Irala, Dra. Valesca Brasil
3° Membro da banca: Angelo, Claudia Laus
4° Membro da banca: Lorenzoni, Cândice Moura
Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre as repercussões da obra do autor Alfonso López Quintás em um projeto de extensão do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa, denominado “Grupo de Estudos Pensar e Viver Criativamente”. Sua proposta pedagógica entende que o desenvolvimento humano acontece por meio da criatividade e, como tal, vê o homem como um ser de encontro, conceitua todos os pressupostos para o homem acessar sua criatividade na vida do trabalho e pessoal. A partir dessa proposta, foi criado em 2020 o Grupo piloto desse projeto de extensão e, em 2021, aconteceu o primeiro grupo de estudos. Os encontros síncronos foram semanais no formato remoto, nos quais foi discutida e estudada a proposta pedagógica e de desenvolvimento humano orientada pelo autor. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo geral descrever as percepções dos participantes do projeto, com o intuito de adequar as práticas metodológicas extensionistas desenvolvidas para gerar melhores condições na oferta do projeto de extensão para os participantes das próximas edições. Para tal, foram interpretados os dados gerados no período de inscrições desse projeto, em relação ao número de inscritos versus participantes efetivos no primeiro encontro do grupo, áreas de formação, local de trabalho e localização. Também foi realizado o diagnóstico das percepções intermediárias dos participantes do projeto durante o seu percurso, a fim de estabelecer comparações com as percepções finais, ao término do projeto. Os resultados dessa comparação indicaram que houve a manutenção das percepções dos participantes nos dois momentos de coleta de dados. Os dados qualitativos geraram duas categorias analíticas em relação ao impacto do projeto para os participantes, a saber: “ação/relação” e “autoconhecimento”. Alguns aspectos quantitativos avaliados permitiram à equipe executora realizar adequações para a segunda edição do grupo, no que diz respeito à interação e ao questionário auto avaliativo para cada lição. A partir da contribuição desta pesquisa, buscar-se-á qualificar ainda mais as ações extensionistas do Grupo de Estudos analisado.
Abstract: This work consists of a research on the repercussions of the work of the author Alfonso López Quintás in an extension project of the Campus Bagé of the Federal University of Pampa, called “Study Group Thinking and Living Creatively”. His pedagogical proposal understands that human development happens through creativity and, as such, he sees man as an encounter being, he conceptualizes all the assumptions for man to access creativity in work and personal life. Based on this proposal, the pilot Group for this extension project was created in 2020, and, in 2021, the first study group happened. The synchronous meetings were weekly in remote format, in which the pedagogical and human development proposal oriented by the author was discussed and studied. In this context, the research had as general objective to describe the perceptions of the project participants, in order to adapt the extensionist methodological practices developed to generate better conditions in the offer of the extension project for the participants of the next editions. Thus, the data generated during the registration period of this project were interpreted in relation to the number of subscribers versus effective participants in the first group meeting, formation areas, workplace, and location. A diagnosis of the intermediate perceptions of the project participants during its course was also performed in order to establish comparisons with the final perceptions at the end of the project. The results of this comparison indicated that the participants' perceptions were maintained at the two data collection moments. Qualitative data generated two analytical categories regarding the impact of the project on the participants, namely: “action/relation” and “self-knowledge”. Some quantitative aspects evaluated allowed the executing team to adjust for the second edition of the group, regarding interaction and self-evaluative questionnaire for each lesson. Based on the contribution of this research, the extension actions of the Study Group analyzed will be further qualified.
Palavras-chave: Percepções
Encontro
Criatividade
Extensão
Perceptions
Encounter
Creativity
Extension
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: FREITAS, Cassiane Freitas. Viver e pensar criativamente em tempos de pandemia: repercussões de uma proposta extensionista de desenvolvimento pessoal na UNIPAMPA. 68 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7317
Data do documento: 27-Set-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC__Cassiane_Freitas__Versao_final__pdf_.pdf2.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.