???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7308
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Menegais, Denice Aparecida Nisxota Fontana-
dc.creatorFagundes, Daiane da Silva-
dc.date.accessioned2022-05-31T11:22:54Z-
dc.date.available2022-05-31T11:22:54Z-
dc.date.issued2021-09-22-
dc.identifier.citationFAGUNDES, Daiane da Silva. A formação continuada de professores de matemática : o ensino através de sequências didáticas e recursos digitais. 111 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7308-
dc.description.abstractThis research has had as objective elaborating, implementing and judging a continued formation course versing about didactic sequences thematic with the use of digital resources to the math teachers of the basic education of the Bagé/RS County. For that, the qualitative research is utilized to analyze the reflexions, plannings, interviews and didactic sequences product of the formation course, as well as the answers of two quizzes applied to the research participating teachers. Presents itself on the theorical referencial the reflexions about educational methodology regarding the utilization of the didactic sequences to the vialization of the learning teaching process to the normative which compound and structure the Commom Curricular National Base (BNCC), regarding math and its technologies, the importance of digital resources and the necessity of continued formation. Thereby the course possibilited the participants moments of reflexion about the docent practice, besides, exploring the benefits and disadvantages of the technological tools during the formation, being shown, explored and discussed the use of different technological resources, as: softwares, websites, applications, coding language, gamification and educational platforms to the elaboration of didactic sequences. Accordingly, is verified in this research how much a formative course can contribute in the docent improvement and incorporation of digital resources on the pedagogical practice of the basic education teachers. The positive impacts caused in the students learning, as well as is evidenced the disadvantages of the digital resources use that attain big part of the students, like the absence of resources, infrastructure and internet access.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectRecursos digitaispt_BR
dc.subjectContinued formationpt_BR
dc.subjectMath teacherspt_BR
dc.subjectDidactic sequencespt_BR
dc.subjectDigital resourcespt_BR
dc.titleA formação continuada de professores de matemática : o ensino através de sequências didáticas e recursos digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Menegais, Denice Aparecida Nisxota Fontana-
dc.contributor.referee2Ferreira, Vera Lúcia Duarte-
dc.contributor.referee3Ferreira, Cristiano Correa-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo elaborar, implementar e avaliar um curso de formação continuada versando sobre a temática sequências didáticas com uso de recursos digitais aos professores de Matemática da educação básica do município de Bagé/RS. Para tal, utiliza-se da pesquisa qualitativa para analisar as reflexões, os planejamentos, as entrevistas e sequências didáticas produto do curso formativo, bem como as respostas de dois questionários aplicados aos professores participantes da pesquisa. Apresenta-se no referencial teórico as reflexões sobre metodologia educacional pautada na utilização de sequências didáticas para a viabilização do processo de ensino aprendizagem e as normativas que compõem e estruturam a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), no que diz respeito à Matemática e suas Tecnologias, a importância dos recursos digitais e a necessidade da formação continuada. Desta forma, o curso possibilitou aos participantes momentos de reflexão sobre a prática docente, além de explorar os benefícios e as desvantagens das ferramentas tecnológicas durante a formação, sendo apresentado, explorado e discutido o uso de diferentes recursos tecnológicos, tais como: softwares, sites, aplicativos, linguagens de programação, gamificação e plataformas educacionais para a elaboração de sequências didáticas. Deste modo, verifica-se nesta pesquisa o quanto um curso formativo pode contribuir no aprimoramento docente e na incorporação dos recursos digitais na prática didático-pedagógica dos professores da educação básica. Os impactos positivos causados na aprendizagem dos estudantes, bem como se evidencia as desvantagens do uso dos recursos digitais que atingem grande parte dos estudantes, como a falta de recursos, infraestrutura básica e acesso à internet.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DAIANE_DA_SILVA_FAGUNDES_TCC_II.pdf3.29 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???