???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7293
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Enegrecendo os fatos: a trajetória de um aluno negro no curso de Letras - Línguas adicionais da UNIPAMPA - campus Bagé
Autor(es): Corrêa, Paulo Cesar Garcia
Primeiro Orientador: Lazzaris, Fabiane
Coorientador: Morais, Kátia Vieira
1° Membro da banca: Lazzaris, Fabiane
2° Membro da banca: Morais, Kátia Vieira
3° Membro da banca: Adão, Ailton da Rosa Cerqueira
4° Membro da banca: Silva, Thiago Santos
Resumo: O presente trabalho tem como intuito abordar, primeiramente, formas de práticas racistas que normalmente são invisibilizadas, mas que precisam ser constantemente problematizadas nas instituições. O cerne deste estudo parte de uma narrativa autobiográfica em forma de ensaio acadêmico e aborda as vivências de um aluno negro do Curso de Licenciatura em Letras Línguas Adicionais no Campus Bagé. Através deste relato é possível constatar e materializar a discriminação e o preconceito presentes nas relações que permeiam o nosso contexto social e universitário, demonstrando a forma como estas práticas relacionais influenciam na formação da população negra. Este trabalho também buscou expor que a formação educacional universitária, mesmo atenta às diretrizes constitucionais com relação às políticas públicas de inclusão através de ações afirmativas, ainda necessita de acompanhamentos mais efetivos ao propor-se contribuir para a superação do racismo.
Abstract: This paper intends to approach, firstly, forms of racist practices that are usually invisible, but that need to be constantly formulated in higher education institutions. The core of this study starts from an autobiographical narrative in the form of an academic essay and delineates the experiences of an undergraduate student at Curso de Licenciatura em Letras Línguas Adicionais in Campus Bagé at Universidade Federal do Pampa. Along the narrative essay, it is possible to verify and materialize the discrimination and prejudice present in the relationships that permeate our social and academic contexts, demonstrating how these relational practices influence the formation of black people. It also sought to expose that the university educational formation, even if attentive to constitutional guidelines regarding public policies of inclusion, still needs more effective monitoring when proposing to contribute to overcome racism.
metadata.dc.subject: Raça
Racismo
Políticas públicas
Universidade
Identidade
Race
Racism
Public policies
University
Identity
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: CORRÊA, Paulo Cesar Garcia. Enegrecendo os fatos: a trajetória de um aluno negro no curso de Letras - Línguas adicionais da UNIPAMPA - campus Bagé. 37 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7293
metadata.dc.date.issued: 27-Apr-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Paulo_Garcia_Correa_2021.pdf777.57 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???