Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7293
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Enegrecendo os fatos: a trajetória de um aluno negro no curso de Letras - Línguas adicionais da UNIPAMPA - campus Bagé
Autor(es): Corrêa, Paulo Cesar Garcia
Primeiro Orientador: Lazzaris, Fabiane
Coorientador: Morais, Kátia Vieira
1° Membro da banca: Lazzaris, Fabiane
2° Membro da banca: Morais, Kátia Vieira
3° Membro da banca: Adão, Ailton da Rosa Cerqueira
4° Membro da banca: Silva, Thiago Santos
Resumo: O presente trabalho tem como intuito abordar, primeiramente, formas de práticas racistas que normalmente são invisibilizadas, mas que precisam ser constantemente problematizadas nas instituições. O cerne deste estudo parte de uma narrativa autobiográfica em forma de ensaio acadêmico e aborda as vivências de um aluno negro do Curso de Licenciatura em Letras Línguas Adicionais no Campus Bagé. Através deste relato é possível constatar e materializar a discriminação e o preconceito presentes nas relações que permeiam o nosso contexto social e universitário, demonstrando a forma como estas práticas relacionais influenciam na formação da população negra. Este trabalho também buscou expor que a formação educacional universitária, mesmo atenta às diretrizes constitucionais com relação às políticas públicas de inclusão através de ações afirmativas, ainda necessita de acompanhamentos mais efetivos ao propor-se contribuir para a superação do racismo.
Abstract: This paper intends to approach, firstly, forms of racist practices that are usually invisible, but that need to be constantly formulated in higher education institutions. The core of this study starts from an autobiographical narrative in the form of an academic essay and delineates the experiences of an undergraduate student at Curso de Licenciatura em Letras Línguas Adicionais in Campus Bagé at Universidade Federal do Pampa. Along the narrative essay, it is possible to verify and materialize the discrimination and prejudice present in the relationships that permeate our social and academic contexts, demonstrating how these relational practices influence the formation of black people. It also sought to expose that the university educational formation, even if attentive to constitutional guidelines regarding public policies of inclusion, still needs more effective monitoring when proposing to contribute to overcome racism.
Palavras-chave: Raça
Racismo
Políticas públicas
Universidade
Identidade
Race
Racism
Public policies
University
Identity
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: CORRÊA, Paulo Cesar Garcia. Enegrecendo os fatos: a trajetória de um aluno negro no curso de Letras - Línguas adicionais da UNIPAMPA - campus Bagé. 37 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7293
Data do documento: 27-Abr-2021
Aparece nas coleções:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Paulo_Garcia_Correa_2021.pdf777.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.