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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: As duas faces do cyberloafing: a distração social na internet e seu impacto na saúde mental dos docentes de Universidades Federais brasileiras
metadata.dc.title.alternative: The two faces of cyberloafing: social distraction on the internet and its impact on the mental health of teachers at brazilian Federal Universities
Autor(es): Braz, Fernando Araújo
Primeiro Orientador: Ferraz, Rafael Camargo
1° Membro da banca: Scherer, Laura Alves
2° Membro da banca: Fleck, Carolina Freddo
3° Membro da banca: Lehnhart, Eliete dos Reis
Resumo: Diante da pandemia da Covid-19, houve um aumento no uso das tecnologias de informação e consequentemente, os indivíduos passaram a ficar mais expostos aos efeitos ocasionados por este uso. O cyberloafing surge como uma prática advinda deste uso das tecnologias e da internet para fins que não o de sua atividade fim, seja ela trabalho ou estudo. Diante desta grande exposição às tecnologias, o cyberloafing social atua como uma prática presente neste contexto, em que os indivíduos utilizam as redes sociais para procrastinar suas atividades ou até mesmo buscar por descanso durante a jornada de trabalho. A partir desta realidade, tem-se os docentes que durante a pandemia tiveram de se adaptar à nova forma de continuar com suas atividades, através do ensino remoto e da utilização de tecnologias para ministrar suas aulas, e esta alta carga de trabalho acabou levando-os a adoecerem. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo compreender o impacto do Cyberloafing social na saúde mental de docentes de Universidades Federais no Brasil. Para tal, explorou-se no aporte teórico os principais conceitos e modelos que abordam sobre o Cyberloafing e Cyberloafing Social, o Modelo de Recuperação de Esforço e o Distanciamento Psicológico, a Teoria de Esgotamento do Ego e a Fadiga, assim como, a Autoeficácia Relacionada à Recuperação e a Saúde Mental. O método do presente estudo consiste em uma abordagem quantitativa de caráter descritivo exploratório, adotou-se a survey como método e forma online para a coleta de dados. O instrumento utilizado no presente estudo passou por uma adaptação e validação transcultural, e consiste em cinco escalas que abordam os respectivos tópicos do referencial teórico. A população do estudo se baseia em docentes de universidades federais do Brasil, em que se estipulou um cálculo amostral para a coleta, com base na população de docentes no país. A partir da coleta de dados que resultou em 384 respondentes, realizaram-se as análises, que consistem em uma análise fatorial confirmatória para a validação do instrumento, análise descritiva da amostra e uma análise de regressões para o teste das hipóteses levantadas com base no aporte teórico. Por fim, como resultado do presente estudo, verificou-se que a validação transcultural foi positiva e todas as variáveis presentes nas escalas atingiram cargas fatoriais altas. E das hipóteses testadas, foi possível evidenciar que o cyberloafing social possui relação com o distanciamento psicológico e com a Fadiga demonstrando uma relação paradoxal. A autoeficácia relacionada à recuperação, não obteve resultados que demonstrassem relação com o distanciamento psicológico, porém a mesma indicou que quanto maior o seu nível, menor é a fadiga do docente. E por último, a saúde mental não apresentou relação com o distanciamento psicológico, porém verificou-se que quanto maior o nível de fadiga do docente, menor será sua saúde mental.
Abstract: Faced with the Covid-19 pandemic, there was an increase in the use of information technologies and, consequently, individuals became more exposed to the effects caused by this use. Cyberloafing emerges as a practice arising from this use of technologies and the internet for purposes other than its core activity, be it work or study. Faced with this great exposure to technologies, social cyberloafing acts as a practice present in this context, where individuals use social networks to procrastinate their activities or even seek rest during the workday. From this reality, there are the teachers who, during the pandemic, had to adapt to the new way of continuing with their activities, through remote teaching and the use of technologies to teach their classes, and this high workload ended up taking them to them to get sick. Thus, this research aims to understand the impact of social cyberloafing on the mental health of professors at Federal Universities in Brazil. To this end, the main concepts and models that address Cyberloafing and Social Cyberloafing, the Effort Recovery Model and Psychological Distancing, the Ego Depletion Theory and Fatigue, as well as Related Self-efficacy to Recovery and Mental Health. The method of the present study consists of a quantitative approach of descriptive character, an online survey was adopted for data collection. The instrument used in the present study underwent cross-cultural validation, and consists of five scales that address the respective topics of the theoretical framework. The study population is based on professors from federal universities in Brazil, where a sample calculation was stipulated for collection, based on the population of professors in the country. From the data collection that resulted in 384 respondents, the analyzes were carried out, which consist of a confirmatory factor analysis for the validation of the instrument, a descriptive analysis of the sample and a regression analysis to test the hypotheses raised based on the contribution theoretical. Finally, as a result of the present study, it was found that the cross-cultural validation was positive and all variables present in the scales reached high factor loadings. And from the hypotheses tested, it was possible to show that social cyberloafing is related to psychological distancing and Fatigue as a paradox relationship. The self-efficacy related to recovery, however, did not obtain results that demonstrated a relationship with psychological distance, but it indicated that the higher its level, the lower the fatigue of the teacher. And finally, mental health was not related to psychological detachment, but it was found that the higher the level of fatigue of the teacher, the lower their mental health.
metadata.dc.subject: Cyberloafing Social
Distanciamento Psicológico
Saúde Mental
Fadiga
Autoeficácia
Docentes
Psychological Detachment
Mental health
Fatigue
Self-efficacy
Professors
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Curso: Mestrado Acadêmico em Administração
metadata.dc.identifier.citation: BRAZ, Fernando Araújo. As duas faces do cyberloafing: a distração social na internet e seu impacto na saúde mental dos docentes de Universidades Federais brasileiras. 102 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7284
metadata.dc.date.issued: 21-Feb-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Administração

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Fernando Araújo Braz - 2022.pdf2 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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