Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/724
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ser um professor de inglês e de espanhol na escola pública: um olhar a partir do conceito de docente compositor
Autor(es): Cruz, Cristiane Dias
Primeiro Orientador: Irala, Valesca Brasil
Resumo: O presente trabalho apresenta uma reflexão baseada em uma pesquisa de campo que trata de trazer à tona a prática docente, dentro da perspectiva do “docente compositor” - termo formulado por (SPIEGEL, 2009). Tem-se como objetivo principal identificar na prática pedagógica de uma professora de espanhol e de um professor de língua inglesa de uma escola estadual de Bagé, em uma região próxima ao centro da cidade. A investigação deste trabalho deu-se através método de abordagem qualitativa e a análise feita através de entrevista e observação de aulas ministradas com os sujeitos participantes da pesquisa (coleta de material didático utilizado pelo professor). Através deste trabalho, conclui-se que a figura do “docente compositor” foi encontrado na postura de um dos professores que se dispuseram a participar desta pesquisa. Desta forma, sob as concepções e a dialogicidade entre o que propúnhamos e o que encontramos, podemos dizer que é possível criar práticas que sejam consolidadas em uma postura autônoma, consciente e criativa do docente.
Abstract: El presente trabajo busca promover una reflexión basada en un análisis de campo con la finalidad de observar la práctica docente, bajo la perspectiva del “docente compositor” – término propuesto por (SPIEGEL,2009). El análisis fue realizado en una escuela primaria ubicada en la ciudad de Bagé – Rio Grande do Sul, en una región próxima al centro de la ciudad. A su vez, el principal objetivo es el de identificar en la práctica pedagógica de una profesora de español y un profesor de inglés, cuáles son los retos de asumir un rol de docentes compositores. La investigación que compone este trabajo se caracteriza como cualitativa y está asentada en las entrevistas hechas con los profesores de las respectivas lenguas, en las observaciones realizadas en las clases, además de una evaluación del material didáctico utilizado por los ministrantes. Por lo tanto, se concluye que la figura del “docente compositor” fue encontrada en la postura de uno de los profesores, que se dispuso en participar de la investigación. No obstante, bajo las concepciones y la dialogicidad entre resultados y lo presupuesto durante la elaboración del proyecto, podemos inferir que es posible crear prácticas que sean consolidadas entre la postura autónoma, consciente y creativa del docente.
Palavras-chave: Docente compositor
Reflexão
Postura autônoma
Material didático
Docente compositor
Reflexión
Postura autónoma
Material didáctico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Editor: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Bagé
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/724
Data do documento: 7-Dez-2016
Aparece nas coleções:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cristiane_versao_final_atualizada.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Letras Línguas Adicionais3.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons