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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/724
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ser um professor de inglês e de espanhol na escola pública: um olhar a partir do conceito de docente compositor |
Autor(es): | Cruz, Cristiane Dias |
Primeiro Orientador: | Irala, Valesca Brasil |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma reflexão baseada em uma pesquisa de campo que trata de trazer à tona a prática docente, dentro da perspectiva do “docente compositor” - termo formulado por (SPIEGEL, 2009). Tem-se como objetivo principal identificar na prática pedagógica de uma professora de espanhol e de um professor de língua inglesa de uma escola estadual de Bagé, em uma região próxima ao centro da cidade. A investigação deste trabalho deu-se através método de abordagem qualitativa e a análise feita através de entrevista e observação de aulas ministradas com os sujeitos participantes da pesquisa (coleta de material didático utilizado pelo professor). Através deste trabalho, conclui-se que a figura do “docente compositor” foi encontrado na postura de um dos professores que se dispuseram a participar desta pesquisa. Desta forma, sob as concepções e a dialogicidade entre o que propúnhamos e o que encontramos, podemos dizer que é possível criar práticas que sejam consolidadas em uma postura autônoma, consciente e criativa do docente. |
Abstract: | El presente trabajo busca promover una reflexión basada en un análisis de campo con la finalidad de observar la práctica docente, bajo la perspectiva del “docente compositor” – término propuesto por (SPIEGEL,2009). El análisis fue realizado en una escuela primaria ubicada en la ciudad de Bagé – Rio Grande do Sul, en una región próxima al centro de la ciudad. A su vez, el principal objetivo es el de identificar en la práctica pedagógica de una profesora de español y un profesor de inglés, cuáles son los retos de asumir un rol de docentes compositores. La investigación que compone este trabajo se caracteriza como cualitativa y está asentada en las entrevistas hechas con los profesores de las respectivas lenguas, en las observaciones realizadas en las clases, además de una evaluación del material didáctico utilizado por los ministrantes. Por lo tanto, se concluye que la figura del “docente compositor” fue encontrada en la postura de uno de los profesores, que se dispuso en participar de la investigación. No obstante, bajo las concepciones y la dialogicidad entre resultados y lo presupuesto durante la elaboración del proyecto, podemos inferir que es posible crear prácticas que sean consolidadas entre la postura autónoma, consciente y creativa del docente. |
Palavras-chave: | Docente compositor Reflexão Postura autônoma Material didático Docente compositor Reflexión Postura autónoma Material didáctico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Campus: | Campus Bagé |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/724 |
Data do documento: | 7-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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cristiane_versao_final_atualizada.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Letras Línguas Adicionais | 3.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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