???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7200
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Logística reversa e o descarte correto de medicamentos: o caso de Santana do Livramento - RS
metadata.dc.title.alternative: Reverse logistics and the correct disposal of medicines: the case of Santana do Livramento - RS
Autor(es): Gonçalves, Valquíria da Silva
Primeiro Orientador: Saldanha, Gustavo Segabinazzi
1° Membro da banca: Lima, Luiz Edgar Araújo
2° Membro da banca: Medeiros, Flaviani Souto Bolzan
Resumo: A sociedade em que vivemos atualmente desenvolveu-se ao longo dos anos através do modelo capitalista, isto fez com que aumentasse o consumo de produtos e serviços, uma das consequências desse crescimento é uma maior geração de resíduos sólidos, que nos dias de hoje é um problema mundial de saúde pública e ambiental. O Brasil mobiliza bilhões de reais em medicamentos anualmente, envolvendo produção, distribuição e consumo, portanto ocasionando acumulação de resíduos sólidos. O presente estudo buscou identificar como é realizado o descarte dos medicamentos para uso humano em Santana do Livramento, e como objetivos específicos estabeleceu-se: Verificar a existência de campanhas de conscientização e informação para população referente ao descarte correto dos medicamentos; Identificar pontos de coleta para os medicamentos a serem descartados; Conhecer qual a destinação final para esses resíduos de serviço de saúde. Quanto ao método de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, a partir de um roteiro pré-estabelecido de acordo com questões relacionadas a teoria sobre o tema, e com perguntas abertas. E para analisar os dados coletados a técnica adotada foi a análise interpretativista. Como principais resultados desse estudo, obteve-se a percepção da necessidade de maior interesse dos poderes públicos, e empresas privadas em relação a questão do descarte correto dos medicamentos. Conclui-se que há uma falha na falta de informação para a população, e na disponibilização de pontos de coleta para o descarte correto. Além de leis mais especificas e que disponham da obrigatoriedade do descarte correto para o consumidor.
Abstract: La sociedad en la que vivimos actualmente se ha desarrollado a lo largo de los años a través del modelo capitalista, el cual ha incrementado el consumo de productos y servicios, una de las consecuencias de este crecimiento es una mayor generación de residuos sólidos, que hoy en día es un público mundial y problema de salud ambiental. Brasil moviliza anualmente miles de millones de reales en medicamentos, involucrando la producción, distribución y consumo, provocando así la acumulación de residuos sólidos. El presente estudio buscó identificar cómo se realiza el desecho de medicamentos de uso humano en Santana do Livramento, y como objetivos específicos se establecieron: Verificar la existencia de campañas de concientización e información a la población sobre el correcto desecho de medicamentos; Identificar puntos de recolección de medicamentos a desechar; Conocer el destino final de estos residuos de los servicios de salud. En cuanto al método de recolección de datos, se realizaron entrevistas semiestructuradas, a partir de un guión preestablecido según preguntas relacionadas con la teoría sobre el tema, y con preguntas abiertas. Y para analizar los datos recogidos, la técnica adoptada fue el análisis interpretativo. Como principales resultados de este estudio se obtuvo la percepción de la necesidad de un mayor interés de las autoridades públicas y empresas privadas en relación al tema de la correcta disposición de los medicamentos. Se concluye que existe una falla en la falta de información para la población, y en la disponibilidad de puntos de acopio para la correcta disposición. Además de leyes más específicas que tienen la obligación de correcta disposición para el consumidor.
metadata.dc.subject: Descarte de medicamentos
Resíduos de serviço de saúde
Logística reversa
Saúde pública
Meio ambiente
Logística inversa
Salud pública
Disposición de medicamentos
Desechos de servicios de salud
Medio ambiente
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: GONÇALVES, Valquíria da Silva. Logística reversa e o descarte correto de medicamentos: o caso de Santana do Livramento - RS . 23 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Pública) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7200
metadata.dc.date.issued: 11-Mar-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão Pública

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_GP___Valquiria_da_Silva_Goncalves.pdfTCC Valquíria da Silva Gonçalves - 2022867.01 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???